A candidata à prefeitura de Salvador, Eslane Paixão (Unidade Popular), denunciou um ataque racista contra ela, que teria ocorrido no bairro do Rio Vermelho, na noite de sexta-feira (13).
Eslane Paixão relatou nas redes sociais que estava realizando panfletagem em um restaurante, quando um homem branco não identificado se aproximou e fingiu ser simpatizante da candidatura.
“Ele mentiu que estava apoiando nossa campanha, se aproveitou desse momento para cuspir em mim. Isso mostra o absurdo que é a gente ainda sofrer racismo nos dias de hoje. Isso não vai nos calar e parar nossa campanha”, afirmou Eslane.
Por meio de nota, Eslane Paixão afirmou que, além de cuspir nela, o homem cometeu o mesmo ato no material de campanha do partido Unidade Popular. A candidata realizou um boletim de ocorrência na 7ª Delegacia do Rio Vermelho.
De acordo com o G1, a Polícia Civil confirmou o registro da ocorrência por racismo. A instituição afirmou que imagens captadas por câmeras de segurança do local e oitivas vão contribuir para esclarecer o caso e identificar o responsável.
O partido também emitiu um comunicado. Para a Unidade Popular, o ato contra a candidata “reflete uma tentativa de minar a participação de pessoas como Eslane Paixão na disputa pelo poder político da sociedade”.