O candidato Chico França (PL) fez críticas contundentes à ausência do prefeito Augusto Castro (PSD) no primeiro debate dos concorrentes às eleições majoritárias de Itabuna, realizado pela TVI na noite desta quarta-feira (16).
“O não comparecimento do atual prefeito revela o caráter dele como cidadão e político. É um covarde que vai assistir de longe àqueles que encaram a política com seriedade e responsabilidade”, afirmou o candidato do PL.
Ao abordar as deficiências da infraestrutura de Itabuna, Chico França aproveitou para denunciar que o atual prefeito prioriza obras de fachada, enquanto a cidade é um esgoto a céu aberto. “Gasta milhões em praças que nunca terminam e nada investe no saneamento básico, essencial para a saúde da população.”
Chico França também apontou o estado de insalubridade em que funciona o Centro Comercial de Itabuna, com urubus circulando em meio à venda de carne e alimentos. “Estive lá e constatei a omissão do prefeito Augusto Castro, que vira as costas às famílias que vivem do comércio no local e àquelas que fazem compras lá.”
O candidato de Bolsonaro destacou ainda que o atual prefeito não paga o aluguel do camelódromo, colocando dezenas de ambulantes em risco de despejo. “Hoje, no debate, ele teria que dar satisfação sobre tudo isso.”
Outra questão levantada por Chico França foi o alto custo do IPTU em Itabuna. “Pagamos um IPTU caro, mas o atual prefeito mora em outra cidade e vive passeando em Salvador. O IPTU é caro porque não é ele quem paga esse tributo, e sim o cidadão itabunense. Mas o descaso de Augusto Castro com o povo de Itabuna terá resposta no dia seis de agosto.”