Categories: Politica

Moraes requer novos documentos para confirmar reativação do X no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (21) que a rede social X envie à Corte novos documentos para comprovar a reativação da representação legal da empresa no Brasil.

A medida foi determinada após o X indicar nesta sexta-feira o nome da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova para atuar como representante legal no País.

O envio foi feito para cumprir a determinação do ministro, que deu prazo de 24 horas para a empresa comprovar a reativação da representação no Brasil. O prazo terminou às 21h29 de ontem.

Na nova decisão, Moraes afirmou que a entrega dos documentos não foi devidamente cumprida e solicitou cópia das procurações societárias originais outorgadas pela rede social à advogada e da ficha de breve relato expedida pela Junta Comercial de São Paulo. O prazo para entrega é de 5 dias.

O ministro também deu 48 horas para a Receita Federal e o Banco Central informarem a situação cadastral da empresa no Brasil e para a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviarem um relatório sobre a possibilidade de utilização de outros meios tecnológicos para acessar a rede.

No mesmo prazo, a secretaria judiciária do STF deverá atualizar o valor das multas devidas pelo X em função de diversos descumprimentos de decisões judiciais proferidas por Moraes.

No mês passado, o ministro retirou o X do ar após a empresa fechar o escritório do Brasil. Ter uma sede no país é condição obrigatória para qualquer firma funcionar no Brasil.

No dia 17 de agosto, o bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

Segundo informações da Agência Brasil, a determinação do ministro Moraes visa assegurar o cumprimento das leis brasileiras por parte da empresa X, garantindo que a representação legal seja devidamente estabelecida no país. A solicitação de documentos adicionais e a verificação da situação cadastral da empresa são medidas para garantir a transparência e legalidade das operações da rede social no Brasil.

A decisão do ministro reforça a importância do cumprimento das determinações judiciais e a necessidade de respeitar as leis do país. O caso envolvendo a empresa X e a atuação do STF demonstram a relevância de garantir que todas as empresas que atuam no Brasil estejam em conformidade com as normas legais e regulatórias, assegurando a proteção dos direitos e interesses dos cidadãos brasileiros.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Share

Ultimas Noticias

  • Entretenimento

Lavínia Vlasak exibe beleza natural em fotos à beira da piscina: sempre linda

A atriz Lavínia Vlasak encanta os seguidores com fotos na piscina A atriz Lavínia Vlasak…

1 hora atrás
  • Ciência e Tecnologia

Grávitons: É possível ‘ver’ através de experimento com partículas

Um experimento revolucionário está sendo proposto por um grupo de pesquisadores que pode finalmente possibilitar…

3 horas atrás
  • Policia

Nova unidade dos Bombeiros em Brumado atenderá 400 mil pessoas

Moradores de Brumado e de cidades próximas foram contemplados com a inauguração da 2° CIA…

3 horas atrás
  • Economia

Caixa Econômica leiloará 500+ imóveis em breve

A Caixa Econômica Federal (CEF) está promovendo um leilão de mais de 500 imóveis, incluindo…

3 horas atrás
  • Ciência e Tecnologia

Como a colaboração entre Projetos Temáticos melhora a busca por imagens digitais

As equipes dos Projetos Temáticos "Experiência arquigrafia 4.0" e "Acervos digitais e pesquisa: arte, arquitetura,…

3 horas atrás
  • Esportes

F1 suspende treino do GP da Singapura por invasão de lagarto

O Grande Prêmio da Singapura de Fórmula 1 teve o seu Treino Livre 3 interrompido…

4 horas atrás