Capitais devem ter mais prefeitos reeleitos em 1º turno desde 2008, diz jornal

Por Redação
2 Min

Pesquisas divulgadas neste sábado (06), véspera do primeiro turno, indicam a tendência de reeleição de mais da metade dos prefeitos de capitais, o melhor resultado para o continuísmo político desde 2008, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo.

Em 12 das 20 capitais onde prefeitos estão disputando a reeleição, os mandatários apareceram com pelo menos 50% dos votos válidos.

Exemplos disso são o Rio, com Eduardo Paes (PSD); Salvador, com Bruno Reis (União Brasil); e o Recife, com João Campos.

Também registraram ao menos 50% dos votos válidos, considerando as margens de erro, os prefeitos de São Luís, Eduardo Braide (PSD); Maceió, JHC (PL); João Pessoa, Cícero Lucena (PP); Florianópolis, Topázio Neto (PSD); Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos); Rio Branco, Tião Bocalom (PP); Macapá, Dr. Furlan (MDB); Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB); e Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).

Dos candidatos acima mencionados, os que ainda correm risco de decidirem a disputa em um eventual segundo turno são exatamente os dois candidatos das capitais da região Sul: Topázio Neto apareceu com 53% das intenções de voto em Florianópolis, enquanto Sebastião Melo, em Porto Alegre, teve exatamente 50%. Ou seja, de acordo com a margem de erro, ele pode ter desde 53% a 47%.

Para ser eleito em primeiro turno, é necessário ter mais da metade dos votos válidos, isto é, desconsiderando nulos e brancos. Clique no link para ler a matéria completa no jornal O Globo.

Compartilhe Isso