A ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, demitiu o baiano Yuri Silva, do cargo de secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. As informações foram divulgadas pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
De acordo com o colunista, a demissão foi realizada através de uma chamada de vídeo na segunda-feira (7), pois Yuri estava fora de Brasília devido ao falecimento de sua avó. A ligação teve duração de 20 minutos.
Assistentes de Anielle Franco afirmaram que a ministra solicitou a saída do secretário alegando a necessidade de realizar “substituições políticas” na pasta.
Yuri assumiu a secretaria no ministério em maio de 2024, após atuar como diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo na mesma pasta.
A exoneração de Yuri já foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8/10). Um substituto ainda não foi nomeado.
A ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, tomou a decisão de demitir o baiano Yuri Silva do cargo de secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A demissão ocorreu por meio de uma chamada de vídeo realizada na segunda-feira (7), uma vez que Yuri estava fora de Brasília devido ao falecimento de sua avó. A ligação foi rápida, com apenas 20 minutos de duração.
Auxiliares de Anielle Franco informaram que a ministra solicitou que Yuri deixasse o cargo alegando a necessidade de realizar “substituições políticas” na pasta. Yuri havia assumido a secretaria no ministério em maio de 2024, após desempenhar a função de diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo na mesma pasta.
A exoneração de Yuri já foi oficializada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8/10), porém, até o momento, nenhum substituto foi nomeado para ocupar o cargo deixado por ele. Agora, a pasta da Igualdade Racial aguarda a indicação de um novo secretário para dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
Leia Também
A atitude de Anielle Franco em demitir Yuri Silva do cargo de secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial demonstra a sua determinação em realizar mudanças e ajustes na equipe, visando fortalecer e aprimorar as políticas públicas voltadas para a igualdade racial no país. A saída de Yuri marca um novo capítulo na gestão da ministra, que busca promover eficiência e eficácia em sua pasta.