O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 caso elas acontecessem hoje. Os dados são da pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta sexta-feira (5).
As simulações incluem ainda os candidatos Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC). Além deles, a pesquisa faz um revezamento com os possíveis candidatos do PSDB.
A primeira hipótese traz Lula com 28% dos votos, seguido por Aécio Neves (PSDB), com 18%. Em terceiro lugar Marina (15%), em quarto Ciro Gomes (6%) e quinto Bolsonaro (7%). Brancos e nulos somam 20%, e outros 7% não sabem ou não responderam.
Quando a pesquisa utiliza Geraldo Alckmin como candidato tucano, o resultado não leva o PSDB para o segundo turno. Lula lidera com 29% das intenções de voto e Marina aparece com 18%, Alckmin acumula apenas 11%, Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). Brancos e nulos somam 21%, e 8% não sabem ou não responderam.
Mesmo com José Serra (PSDB) no cenário, Lula lidera (29%) e iria para o segundo turno com Marina (19%). Serra viria na sequência, com 13% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). O índice de brancos e nulos se mantém alto (20%), e 7% não sabem ou não responderam.