Manutenção dos trens do VLT de Salvador em São Paulo.

Por Redação
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Nesta terça-feira (15), um novo avanço será realizado para a realização do sonho do VLT de Salvador. A primeira parte dos 40 trens adquiridos pelo Governo da Bahia para uso no modal está programada para sair de Várzea Grande, no Mato Grosso, em direção a uma unidade da fabricante espanhola CAF no município de Hortolândia, no interior de São Paulo.

O material rodante, adquirido pelo governo baiano por R$ 820 milhões, passará por manutenção realizada pela CAF, além de adaptações solicitadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), visando atender aos pescadores, marisqueiros e banhistas, tanto do Subúrbio Ferroviário quanto da Orla Atlântica.

O diretor de Obras da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia), Eracy Lafuente Pereira Maciel, foi designado para representar o governo baiano no Mato Grosso nesta terça-feira, acompanhando a saída dos primeiros trens em direção a Hortolândia.

No interior paulista, outros dois servidores do Estado, Carlos Antônio Araújo Bastos e Vinícius Ivo Tavares Vasconcelos, ambos coordenadores da CTB, serão responsáveis por acompanhar os trabalhos da CAF.

Prevê-se que a manutenção e as adaptações nos trens sejam concluídas até o início do segundo semestre de 2025, quando os trens devem chegar em Salvador, prontos para os primeiros testes de circulação na região da Estação da Calçada.

Cada um dos 40 trens adquiridos pelo governo da Bahia possui sete vagões, totalizando 280. Segundo a CTB, a quantidade seria suficiente para atender à demanda dos três trechos já contratados do VLT de Salvador: da Calçada à Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras a Piatã.

Os trilhos do VLT já começaram a chegar em Salvador e as instalações devem ser iniciadas no início de 2025 pelos consórcios responsáveis pela implantação do modal. Atualmente, as empresas estão na fase de montagem do canteiro de obras e elaboração do projeto executivo final.

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