O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, durante uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (17) no Parque de Exposições em Salvador, a expansão do programa “Pé-de-Meia” na Bahia. O referido programa tem como objetivo incentivar os alunos do ensino médio a permanecerem na escola, oferecendo um auxílio mensal de R$ 200.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da primeira-dama Janja e do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). Anteriormente, o estado contava com 272 mil alunos beneficiados pelo programa. Com a expansão anunciada, o número de estudantes do ensino médio que receberão o auxílio será de 406 mil.
Até o final de 2024, estima-se que o programa irá destinar um total de R$ 815 milhões em incentivos aos jovens baianos, desde que cumpram os critérios estabelecidos de frequência e aprovação. Em âmbito nacional, o programa conta com quase 4 milhões de participantes.
Leia Também
Durante o discurso, o presidente Lula destacou a importância do investimento na educação, ressaltando que é uma forma de evitar gastos maiores no futuro, como a construção de prisões para jovens que não tiveram oportunidades educacionais. Ele pontuou: “Tem muita gente que acha que nós estamos gastando muito dinheiro. Primeiro, eu não acho que é gasto, é investimento. Segundo, ficaria muito mais caro gastar fazendo cadeia para prender a meninada que não teve oportunidade de investir na escola”.
Além da ampliação para os alunos do ensino médio, o programa será estendido para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para aqueles do ensino médio público, cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenham renda per capita de até meio salário mínimo.
Durante o evento, o presidente Lula também anunciou que o senador Otto Alencar (PSD-BA) assumirá a liderança do governo no Senado Federal, durante o afastamento de Jaques Wagner (PT) para realizar uma cirurgia no tornozelo. Lula afirmou: “Eu quero dizer a vocês que já escolhi o companheiro Otto para suceder o Wagner na liderança do governo no Senado, porque o Otto tem sido um parceiro extraordinário do nosso governo”.
Por meio das redes sociais, Jaques Wagner explicou que precisará se afastar por um período entre 30 a 45 dias devido à cirurgia ortopédica. Ele afirmou que continuará trabalhando de forma remota nas reuniões de Comissões e do Plenário do Senado Federal, esperando retornar ao presencial o mais rápido possível.
O presidente Lula chegou à Base Aérea de Salvador às 22h55 de quarta-feira (16) e concedeu uma entrevista a uma rádio local na manhã seguinte.