O prefeito reeleito de Jequié, Zé Cocá (PP), afirmou nesta quarta-feira (30), em conversa com a imprensa na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, que o deputado Antonio Brito (PSD), candidato à presidência da Câmara Federal, é um “menino mimado”. O gestor municipal ainda enfatizou que, se o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deseja ter o PP por completo na base aliada, deve “conquistar o partido com trabalho”.
“Sempre digo que Brito é um menino mimado. Ele não discute política. Recebeu quase 30 mil votos em Jequié em 2022 e nunca me atendeu em audiência para tratar da região. Nunca enviou emenda para investimento federal no município. Ele precisa amadurecer, até porque abandonou os prefeitos da sua base”, declarou Cocá, que prevê uma vitória tranquila do deputado Hugo Mota (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara Federal.
Antonio Brito é adversário de Zé Cocá em Jequié. O deputado lançou como candidato a prefeito o ex-gerente da Santa Casa do município, Alexandre Iossef, que, apesar de receber o apoio de Jerônimo na última semana da eleição, terminou o pleito com apenas 8,03% dos votos válidos, contra 91,97% do pepista, a maior frente percentual do país.
Sobre a adesão completa do PP ao governo do Estado, Zé Cocá afirmou que o assunto será discutido nas instâncias partidárias no momento oportuno. Ele reconheceu que a sigla está dividida na Bahia, e ressaltou que cabe a Jerônimo conquistar o apoio.
“A eleição de 2026 será discutida apenas em 2026. Agora, o que precisamos tratar é de trabalho. O governador precisa conquistar o PP através do trabalho. Os investimentos na região de Jequié, que abrange cerca de 50 municípios, e nos quais tenho influência, precisam ser tratados e realizados. Jequié precisa com urgência de um aeroporto regional, de um novo polo industrial, de mais segurança, de novos investimentos. O momento é de focar nisso. Não há política sem trabalho”, pontuou o prefeito.
Ele revelou que já solicitou, por meio do deputado estadual Hassan, uma audiência com Jerônimo, e espera que isso ocorra ainda este ano. “Em quase dois anos, o governador ainda não imprimiu uma marca própria e não discutiu as necessidades regionais com os prefeitos. Ele precisa dialogar. Apoio político, repito, se conquista com trabalho”.
Zé Cocá está em Salvador desde segunda-feira (28) participando de audiências em órgãos do governo estadual, ao lado de outros prefeitos eleitos na região de Jequié. Hoje, na UPB, se reuniu com os deputados estaduais Hassan e Antonio Henrique Júnior (PP); com o prefeito reeleito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP); com os prefeitos eleitos de Lafaiete Coutinho, Binho Santana (PP), e de Ubaíra, Neném (PP); e com o candidato que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Barreiras, Danilo Henrique (PP).