PT da Bahia avalia eleições de 2024 e prevê crescimento em 2026.

Por Redação
3 Min

O PT da Bahia promoveu, nesta sexta-feira (13), a última reunião do diretório estadual, que também homenageou o ex-deputado Luiz Alberto, que faleceu há um ano. A atividade, realizada na Assembleia, reuniu membros do diretório e parlamentares para analisar a tática e o resultado eleitoral das eleições municipais de 2024 e já se preparar para chegar mais fortalecido no próximo pleito.

Em 2026, o PT vai trabalhar para se aproximar ainda mais das bases, intensificar o diálogo com a nova classe trabalhadora e se aprofundar no entendimento da nova realidade que se impõe no mercado de trabalho e na sociedade. Dessa forma, o partido se preparará para compreender as novas demandas e tentar reeleger o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues.

Sobre o pleito de 2024, o presidente do PT baiano, Éden Valadares, comemorou o resultado eleitoral deste ano, destacando o empenho de todas as lideranças políticas do partido e da militância. “Em relação a 2020, o PT obteve mais de 15% de votos, aumentou o número de prefeitos de 32 para 50, o que não podemos deixar de registrar a tão importante e histórica vitória de Luiz Caetano em Camaçari.”, declarou.

A secretária de Mulheres do PT da Bahia, Liliane Oliveira, também fez uma avaliação positiva não só da participação feminina como das vitórias de prefeitas e vereadoras. “Em 2020, nós elegemos oito prefeitas, 63 vereadoras contando o conjunto das cidades. Em 2024, foram 80 vereadoras, nove prefeitas e 16 vice-prefeitas. As vereadoras do PT estão distribuídas em 78 cidades, então a gente tem um crescimento da presença das mulheres do PT no conjunto dos vereadores e vereadoras eleitos e também garante com essa presença, a renovação política, renovação de novas lideranças”.

Na reunião, os membros do Diretório também aprovaram Resolução tendo como ponto central trabalhar incansavelmente para melhorar a vida do povo da Bahia. Sob a liderança de Jerônimo, o documento destaca que o PT precisa reorganizar e fortalecer sua atuação política, focando num programa político de mais cidadania para os baianos. Na resolução, o PT defende que a reedição de Jerônimo ao governo da Bahia em 2026 é mais do que uma escolha partidária, mas também carregada de simbolismos e fortalecimento da legenda.

A Resolução realça também a necessidade de entendimento do novo cenário de polarização da disputa política na Bahia e no Brasil, entre o time de Jerônimo e Lula e do ex-prefeito ACM Neto (União) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para isso, é fundamental estreitar a capacidade de diálogo dos petistas e criar mais unidade com a base militante e, a partir dela, com a população baiana e brasileira.

Compartilhe Isso