O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá novamente com seus 39 ministros para um encontro no Palácio do Alvorada, em Brasília, nesta sexta-feira (20). Esta é a primeira reunião do petista após ter sido internado para drenar uma hemorragia na cabeça.
De acordo com informações da CNN, o encontro terá um caráter mais informal, no qual não serão exigidos relatórios individuais de cada ministério.
O tom menos solene se deve ao processo pós-cirúrgico do presidente, que ainda requer repouso. Portanto, a reunião tende a ser mais breve (alguns encontros ministeriais chegaram a durar nove horas), e o mandatário fornecerá orientações à sua equipe.
Espera-se que façam discursos apenas os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Fernando Haddad (Fazenda). Eles devem abordar o andamento do pacote de gastos no Congresso.
O desejo do petista era realizar uma confraternização com a equipe na Granja do Torto, porém foi desaconselhado pela equipe médica. Ele retornou a Brasília na última quinta-feira (19), após ter passado mais de uma semana internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar procedimentos cirúrgicos no cérebro.