A cerimônia de posse para o biênio 2025-2026 da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA) está agendada para a próxima sexta-feira, dia 28, no Auditório da UPB, localizado em Salvador. O evento reunirá prefeitos e prefeitas de diversas cidades baianas, além do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de outras autoridades relevantes do estado.
No encontro, o atual presidente da UPB, Quinho Tigre, passará o cargo ao prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso. Serão empossados, também, 16 gestores: seis ocuparão cargos na diretoria executiva e dez no conselho fiscal, entre titulares e suplentes.
Wilson Cardoso, reeleito para seu quarto mandato na prefeitura de Andaraí, vem consolidando sua trajetória política na Chapada Diamantina. Com 73 anos, ele é empresário e pecuarista, além de ter presidido a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre 2020 e 2022. Em 2023, Wilson foi eleito vice-presidente administrativo da UPB, integrando a atual diretoria executiva da entidade.
Desde o mês de outubro, Wilson Cardoso recebeu um apoio expressivo de prefeitos em sua candidatura à presidência da UPB. O número de prefeitos apoiando sua chapa foi tão significativo que outros oito candidatos decidiram retirar suas candidaturas em favor dele. Com a formação da chapa única denominada União de Verdade, Wilson é aguardado para ser eleito por aclamação, assumindo a presidência da UPB no biênio 2025-2026.
A nova diretoria executiva será composta por: Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém; e Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá.
Durante a cerimônia, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, assumirá a presidência da FECBAHIA, substituindo o atual presidente da federação, Thiancle Araújo. Este evento representa um momento importante para a política municipal na Bahia, destacando a união e o fortalecimento das administrações municipais.