Na manhã desta quinta-feira (27), o cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil, foi agraciado com o Título de Cidadão Baiano em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A honraria, proposta pelo deputado Alex de Piatã (PSD), obteve aprovação unânime entre os parlamentares. O evento reuniu diversas autoridades civis, militares e religiosas, que prestigiaram a ocasião.
A cerimônia foi presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), atual presidenta da ALBA, e contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.
Durante seu discurso, Ivana Bastos enfatizou a importância de Dom Sergio na estrutura do Vaticano. O cardeal faz parte do Conselho de Cardeais (C9), um grupo criado pelo Papa Francisco para assessorá-lo na administração da Igreja e na reforma da Cúria Romana. “Ele é o único clérigo da América Latina neste colegiado, que inclui representantes de Roma, Kinshasa, Mumbai, Boston, Barcelona, Québec e Luxemburgo”, destacou a deputada.
A deputada também exaltou o trabalho pastoral de Dom Sergio à frente da Arquidiocese de Salvador desde 2020, mencionando que “seu pastoreio tem sido marcado por palavras e gestos de compaixão. Que esse amor continue a ser a força que guia sua missão”, afirmou.
O deputado Alex de Piatã, responsável pela proposta da homenagem, ressaltou o forte compromisso do cardeal com a Bahia e sua habilidade em dialogar com diversos setores da sociedade. “Ele já demonstra sua baianidade na convivência com a nossa rica diversidade religiosa, na Bahia dos Santos, Encantos e Axé, tendo o respeito como princípio nas relações”, declarou o parlamentar.
Em seu discurso de agradecimento, Dom Sergio relembrou suas raízes e sua conexão com a Bahia. “Nasci em casa, na zona rural de Dobrada, interior de São Paulo, por meio de uma parteira, dona Maria Baiana. Por desígnios de Deus, as mãos de Maria Baiana se estendem para as mãos de baianos e baianas que me acolheram com alegria e amor, e que rezam por mim”, afirmou.
O cardeal ressaltou ainda sua integração com o povo baiano: “Ao ser acolhido em lares e comunidades, e ao compartilhar alegrias e tristezas com nossa gente, sinto-me, de fato, cidadão baiano. Posso afirmar com humildade e alegria que me apresento como baiano em encontros nacionais e internacionais. Quantas vezes já declarei: sou de Salvador da Bahia, sou da Bahia. A partir de agora, posso dizer: sou cidadão baiano”, declarou.
Em sua conclusão, Dom Sergio exaltou a religiosidade dos baianos. “No coração dos baianos, entre outras devoções, ocupa um lugar especial o amado Senhor Jesus do Bonfim, que abençoa todos nós, abençoando nossa Bahia e nosso povo com seus braços abertos”, disse o cardeal, mencionando também a devoção a Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Santa Dulce dos Pobres.
A cerimônia também foi prestigiada pelo bispo de Amargosa, Dom Juraci Gomes de Oliveira, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Dorival Barreto, além de representantes do Ministério Público e da Igreja.