Bolsonaro se encontra com sete governadores em ato por anistia dos presos

3 Min

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu, neste domingo (6), uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, que reuniu sete governadores em um clamor pela anistia dos indivíduos detidos em decorrência dos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Este evento marca o primeiro protesto liderado por Bolsonaro desde que ele se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes do início do ato, uma foto divulgada nas redes sociais mostrou Bolsonaro ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Jr. (PR), Ronaldo Caiado (GO), Jorginho Mello (SC), Mauro Mendes (MT) e Wilson Lima (AM). A presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também estava confirmada, mas ele precisou cancelar sua participação devido às intensas chuvas que atingiram o estado. Em um vídeo, Castro explicou sua ausência, ressaltando a gravidade das condições climáticas.

Este ato de hoje representa a quinta manifestação organizada por Bolsonaro desde que deixou a presidência. O primeiro evento ocorreu em fevereiro de 2023, igualmente na Avenida Paulista, e atraiu cerca de 300 mil pessoas. As edições subsequentes aconteceram em abril e setembro do mesmo ano, além de outra em março deste ano, no Rio de Janeiro, com públicos variando entre 25 mil e 60 mil participantes. Esses números demonstram que a mobilização ainda mantém um certo apoio entre as bases do ex-presidente.

Os governadores presentes na manifestação de hoje reforçaram a união em torno da causa da anistia aos presos dos atos de janeiro, clamando pela revisão das penas impostas e pela reintegração dos manifestantes ao convívio social. Bolsonaro, por sua vez, aproveitou a ocasião para criticar o atual governo e defender a liberdade de expressão e de manifestação, enfatizando que os cidadãos devem ter seus direitos respeitados.

Durante o evento, os discursos foram acompanhados por bandeiras e cartazes que clamavam por justiça e pela libertação dos detidos. A mobilização, apesar das controvérsias, conseguiu atrair a atenção da mídia e do público, que se dividem entre apoiadores e críticos de Bolsonaro. As manifestações em apoio ao ex-presidente seguem em pauta, indicando que ele ainda conta com um segmento significativo da população disposta a manifestar seu apoio.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso