Os oito prefeitos do PDT e os dez vice-prefeitos da mesma legenda foram convocados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para uma reunião que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 30, às 8h, no Real Classic Bahia Hotel, localizado no bairro da Pituba, em Salvador. O principal objetivo do encontro é discutir as demandas, ações e investimentos nos municípios que são administrados pelos pedetistas, além de abordar a possibilidade de retorno do partido à base do Executivo estadual.
O presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, participará do encontro, assim como os ex-prefeitos de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, e de Araci, Silva Neto. Esses dois últimos fazem parte da Executiva estadual do partido e foram os responsáveis por articular a reunião com Jerônimo.
“O governador tem demonstrado interesse em dialogar com o partido e com os prefeitos do PDT. Esse movimento é recíproco, pois temos a mesma disposição, o que já deixamos claro em outras ocasiões. Nosso foco será a gestão, mas não deixaremos de discutir política. As principais lideranças pedetistas do interior desejam retomar a aliança com o PT no plano estadual, pois essa parceria é fundamental para nós”, afirmou Luciano Pinheiro.
Silva Neto reforçou essa posição. “O PDT voltará a ocupar o espaço merecido ao lado do governo. Assim como outros partidos que já fazem parte da base, o nosso crescimento é iminente. Na oposição, a tendência era encolher ainda mais. Acredito que podemos ser favorecidos pelo fato de o PP, que estava em negociações para apoiar o Executivo estadual, ter decidido formar uma federação com o União Brasil e permanecer no grupo oposicionista”, pontuou o ex-prefeito de Araci.
No dia 2 de maio, o ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, também deverá se reunir com o governador da Bahia. A pauta dessa reunião incluirá o retorno do partido à base do Executivo estadual, um passo considerado crucial para fortalecer as relações políticas e administrativas entre os dois grupos.