Os prefeitos das cidades de Madre de Deus, Jeferson Andrade, São Francisco do Conde, Evandro Almeida, e São Sebastião do Passé, Dr. Breno Konrad, se reuniram ontem (11), na sede da Prefeitura de São Francisco do Conde, para discutir as ações do Consórcio Público Intermunicipal (Somar). Na pauta foram abordados os problemas enfrentados pelos municípios nas áreas da saúde, segurança pública, saneamento básico, infraestrutura, desenvolvimento urbano, gestão ambiental, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. Outro tema discutido foi a implantação do curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos Males, localizada em São Francisco do Conde.
O Consórcio visa fortalecer as relações econômicas, políticas e sociais dos municípios da Região Metropolitana de Salvador como Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e São Sebastião do Passé.
O prefeito Evandro Almeida enfatizou a importância do Consórcio para unificar e fortalecer a região: “uma cidade sozinha é difícil, mas juntos somos mais fortes”. E completou, “meu objetivo é fazer dessa região referência em educação e saúde. Estamos lutando para isso”, enfatizou Almeida.
O prefeito da cidade de Madre de Deus, Jeferson Andrade falou sobre a importância de ações de segurança pública e ressaltou a central de monitoramento que existe na cidade Madre de Deus, que contribuiu para reduzir os índices de violência no município. Andrade também pediu uma atenção redobrada no que diz respeito às melhorias de condições no transporte para os universitários da Unilab que moram em Madre de Deus.
Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo da Cruz, a secretária de Gabinete, Cristina Marques, o secretário da Educação Marivaldo do Amaral, a secretária de Planejamento, Silmar Carmo, a secretária da Saúde Eleuzina Falcão, a secretária de Comunicação Vanessa Dantas, o reitor e as diretoras da Unilab, Aristeu Lima e Matilde Ribeiro, respectivamente, o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, Venilson Souza Chaves, o representante do prefeito de Candeias, Jair Cardoso, e a gestora do Consórcio Somar Isabela Marinho.