Em Brasília, Dr. Pitágoras apresenta projetos para dar vitalidade ao turismo

Por Redação
3 Min
Dr. Pitágoras
Dr. Pitágoras

Nesta segunda feira (20) o prefeito de Candeias, que cumpre agenda oficial, participou de audiência com o Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, acompanhado do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, André Peixoto, o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, o ex-reitor e ex-pároco do Santuário Nossa Senhora das Candeias, Frei Cristiano Freitas e o deputado federal, Cacá Leão.

Na reunião foram apresentados ao ministro, os projetos de revitalização do turismo religioso na cidade. “Com esse pleito vamos apresentar propostas para dar mais vigor a esse turismo, potencializando a nossa história e trazendo cada vez mais turistas e romeiros para nossa cidade” afirmou o Pitágoras. Segundo o prefeito, investimentos são essenciais para aumentar a oferta de serviços de hospedagem, recebimento aos romeiros, estacionamentos, meios de transporte públicos, além de guias de turismo e de informações.

O Prefeito destacou a força das festas católicas religiosas que atraem milhares de fieis todos os anos. “Temos duas grandes festas anuais. A primeira é o Novenário de Nossa Senhora das Candeias que acontece em Janeiro e que recebe um público aproximado de 10 mil pessoas por dia. Desde que correu a notícia de que uma mulher cega voltou a enxergar após banhar-se nas águas dos milagres que nossa cidade ficou conhecida internacionalmente” afirmou o prefeito. Há alguns anos, destaca o prefeito, a igreja instituiu a Peregrinação ao Santuário que acontece em novembro e atraem quase 20 mil pessoas.

O Secretário de Indústria e Comércio, André Peixoto, destaca que os projetos apresentados, foram pensados com a ajuda da vice-prefeita Márcia Gomes. “Fizemos uma apresentação formal, mostrando a nossa riqueza cultural e o nosso potencial turístico religioso, a fim de requalificar o que temos para o resgate das raízes da nossa cidade. Candeias têm a história iniciada não somente através do petróleo, mas também daqueles que vieram, ficaram residindo e continuam voltando para agradecer e pedir as graças de Nossa Senhora” disse André. Drº Pitágoras, também solicitou ao Ministro Antônio Imbassay pleitos relativos à liberação de recursos de obras que estão atrasadas e emendas de deputados.

Histórico de Fé

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, localizado a 46 quilômetros de Salvador, é um lugar de grande devoção a Nossa Senhora. A Igreja Matriz foi elevada à condição de santuário diocesano em fevereiro de 2014. Voltado para a Baía de Todos-os-Santos, o santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de diversos pontos do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

Compartilhe Isso