O presidente da Câmara Municipal de Candeias, Fernando Calmon (PSD), denunciou durante a sessão ordinária desta terça-feira (9), a atuação de suposto falsos médicos dando plantão no Posto Médico Luiz Viana Filho, no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador.
Segundo o parlamentar, um jovem estudante de medicina estaria se passando por um medico formado e outra suspeita estaria se passando por uma médica que é oncologista em Salvador. O caso veio a público depois que a suspeita atendeu uma criança, receitando uma dosagem superior do medicamento recomendado – o que chamou atenção da equipe médica.
“ Devemos acionar o ministério público para abrir um inquérito para investigar o caso, pois isso é muito grave. Conversei pessoalmente com a médica licenciada, portadora do CRM, e ela negou ter dado plantão no último fim de semana em Candeias. Ela receitou uma criança com dipirona, onde foi condenado por outros profissionais a quantidade prescrevida pela suposta profissional. Devemos denunciar para que os envolvidos sejam punidos”, disse Calmon.
Na maior parte do tempo, a sessão transcorreu em clima tenso. Em diversos momentos, houve bate-boca entre os vereadores governistas e da oposição. Em uma das ocasiões, o vereador Val Enfermeiro (PMN), afirmou que é comum a troca de plantões entre os médicos e o acompanhamento dos residentes, desde que seja supervisionado por um profissional licenciado. “ É de praxe que os médicos troquem os plantões com outros profissionais, assim como também é comum o acompanhamento dos residentes durante os atendimentos, desde quando seja supervisionado por um médico”, comentou
Prefeitura diz que denúncias serão apuradas
Em entrevista à rádio Baiana FM, a Secretária de Saúde de Candeias, Soraia Cabral resolveu se pronunciar após o as denúncias virem à tona: “Estou unida a todas as pessoas nesta investigação. Isso não vai passar despercebido. Estarei tomando todas as medidas necessárias e cabíveis para averiguar essa situação. Fizemos a contratação de um médico e se ele não veio e coloca outra pessoa, ele precisa ser penalizado.”
Confira os videos da sessão dessa terça-feira.