Durante todo este domingo (23), aconteceu o ato político para a formação do Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD). Atualmente o partido tem mais de 400 filiados, no entanto, pouco mais de 120 estiveram aptos a votar. Segundo a coordenação, o principal motivo de tantos inaptos são problemas com a justiça eleitoral e falta de documentação.
A formação do diretório é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pretende acabar com Comissões Provisórias em todo território nacional. O prazo para os partidos se adequarem a nova norma seria até o dia 2 de agosto, mas foi prorrogado para o último mês do ano em curso.
Leia Também
Para a presidência assumiu o ex-prefeito de Candeias, Sargento Francisco, como vice-presidente o vereador Fernando Calmon. A secretaria do partido ficou com o secretário ex-secretário de Serviços Públicos, Milton Viana, o primeiro tesoureiro Tânia Batista e segundo tesoureiro, o ex-vereador Professor Val.
O ex-prefeito de Candeias e atual Presidente do PSD, Sargento Francisco, participou durante todo o dia na sede do partido, localizado na Rua 21 de Abril, Centro da cidade. Francisco conversou com membros e lideranças do partido na cidade e, disse que acredita no fim da prática do toma-toma de partidos.
“Não haverá mais essa questão e o proposito maior é evitar esse tipo de prática. Muitas vezes um presidente estava cuidando da sigla por anos e numa eleição era surpreendido com a tomada do partido por políticos de esfera superior”, explicou.
Em relação ao futuro político, Francisco disse que está nas mãos de Deus, mas fez questão de dizer que também está à disposição da população. “Não posso dizer como será meu futuro político, ate porque não somos candidatos por si só. Temos lideranças a exemplo do Senador Otto (Alencar) e do deputado federal Paulo Magalhães. Mas a eleição é em 2018 e temos tempo para definir essas coisas. Estou aqui à disposição da população e dos amigos”, desconversou.
Foi perguntado ao ex-prefeito se adotaria a mesma postura de apoiar dois deputados federais. Na época, ainda prefeito, Sargento Francisco apoiou os deputados Paulo Magalhães (PSD) e Cláudio Cajado (DEM). “Tenho muita admiração e respeito pelos dois deputados, pois voltaram as suas respectivas atenções para o município de Candeias. Certamente estaremos pedindo apoio aos deputados, mas de forma especial a Paulo Magalhães”, encerrou.