Coordenador geral da entidade e deputado estadual, Soldado Prisco (PPS), dirigiu o encontro no plenário Francisco Pedro de Oliveira, na manhã desta terça (1º)
A Câmara Municipal sediou, na manhã desta terça-feira (1º), uma reunião da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra / Justiça e Liberdade) com policiais da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Candeias.
O encontro foi dirigido pelo coordenador geral da Aspra e deputado estadual, Soldado Prisco (PPS), que discutiu com os militares as principais demandas da categoria, como a falta de auxílio transporte e de adicional de periculosidade.
Durante o evento, Prisco anunciou que a Aspra deverá montar em Candeias uma base sub-regional da nova unidade que será instalada em Camaçari. O deputado ainda agradeceu a receptividade dos servidores e do presidente da Câmara, vereador Fernando Calmon (PSD), em acolher os debates da corporação no Plenário Francisco Pedro de Oliveira.
A 10º CIPM tem 440 homens e atende as cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. O número ainda é considerado baixo diante das demandas. Na Bahia, o déficit no efetivo, segundo a Aspra, é de 25 mil homens.
Outro ponto criticado na reunião foi a suspensão do Programa de Financiamento Habitacional (Prohabit) da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para funcionários públicos, que afeta mais diretamente os policiais.
De acordo com Prisco, o programa permitia a aquisição de imóveis em conjuntos habitacionais mais seguros para que os policiais deixassem de morar em comunidades perigosas. No Prohabit, segundo o deputado, o servidor pagava apenas 15 anos de financiamento e o governo estadual cobria outros 15 anos.
Em entrevista na sala de imprensa da Câmara, após a reunião, o deputado disse ter ficado assustado com o estado de abandono da cidade de Candeias, sobretudo com a quantidade de buracos na pista que dá acesso à Praça dos Três Poderes.