O ministro da Fazenda Henrique Meirelles vê os seus planos de disputar a presidência da República em outubro recuarem com uma possível candidatura à reeleição do presidente Michel Temer. Meirelles quer concorrer ao Planalto pelo MDB como nome do governo. As informações são do jornal ‘Folha de S. Paulo’.
No caso de decidir se candidatar, o ministro teria de deixar o cargo até abril e se filiar ao partido de Temer, já que não tem apoio da sua legenda atual, o PSD. Hoje, Meirelles tem na parceria com o Planalto a única alternativa para tentar deslanchar a sua candidatura.
Tanto o ministro quanto o presidente estão impopulares entre os eleitores. Segundo pesquisa Datafolha, ambos possuem apenas entre 1% e 2% das intenções de voto. A dupla apostava na recuperação econômica do país para impulsionar a popularidade, o que ainda não aconteceu.
O peemedebista e seus aliados mais próximos, de acordo com o jornal, afirmam que maio seria a data ideal para decidir o rumo do Planalto nas eleições. A data inviabilizaria a participação de Meirelles.
Ainda segundo pessoas próximas a Temer, o presidente quer melhorar a popularidade neste último ano de governo apenas para “se redimir”, mas não deve se candidatar.