
O Fórum Social Mundial, agendado para acontecer de 13 a 17 de março em Salvador, deve contar com a presença do ex-presidente Lula e os ex-chefes de estado José Mujica, também conhecido como Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai de 2010 e 2015; e José Manuel Zelaya, que governou Honduras entre 2006 e 2009.
Essas personalidades farão parte de uma plenária, na tarde do próximo dia 15, intitulada “em defesa da democracia”. Os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e o boliviano Evo Morales também foram convidados, mas ainda não confirmaram presença. Assim como a líder francesa Marine Le Pen.
No dia seguinte, 16, às 9h, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) participa da Assembleia Mundial de Mulheres, também em Pituaçu. Embora o Fórum Social Mundial não seja um evento partidário, algumas plenárias e discussões estão sendo organizadas pelo PT.
Segundo A Tarde, o presidente estadual da legenda, Everaldo Anunciação disse que não há interdição alguma para outras correntes políticas participarem do Fórum, mas ressalvou que os debates em pauta atraem linhas mais progressistas.
O tema do Fórum Social Mundial de 2018 é “Resistir é criar. Resistir é transformar!”.