Secretário Carlos Martins dá posse a nova gestão do Conselho Estadual da Pessoa Idosa

Por Redação
3 Min

Atuar de forma articulada e integrada à gestão pública na formulação e fortalecimento das políticas públicas para pessoas idosas são os objetivos do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que teve a nova gestão empossada nesta terça-feira (26), na presença do secretario de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins. O superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Emiliano José, órgão ao qual o conselho é vinculado, e a coordenadora de Política para a Pessoa Idosa da SJDHDS, Célia Ramos, também estiveram presentes na posse.

O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, ressaltou o valor da participação social para as conquistas que a sociedade brasileira registrou nos últimos anos, mas que estão sendo desmontadas pelo atual governo. “O que nos motiva a continuar lutando é a garantia dos direitos das pessoas, todas elas. A instalação do Conselho Estadual da Pessoa Idosa significa a ampliação da luta de muitos de nós”, pontuou Martins.

O conselho é composto por 30 membros, 15 titulares e 15 suplentes, com mandatos até 2019. Empossado presidente do conselho, o Padre Paulo Silva registrou a alegria de assumir o posto e contribuir na construção de políticas públicas efetivas. “Nesse momento em que o nosso país enfrenta graves atentados contra os direitos de diversos grupos sociais, este conselho vem para somar na luta em favor de todos”, disse. “A união faz a força, mas a unidade na diversidade enriquece a todos nós”, completou o religioso.

O superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Emiliano José, reforçou a luta por direitos como figura central na sociedade. “Temos importantes conquistas, como o Estatuto do Idoso, assinado ainda no primeiro governo Lula, que significou um avanço importante. O nosso conselho estadual do idoso é especialmente significativo porque ele contempla todos os setores da sociedade baiana”, comentou.

O Cacique Paiaiá, da comunidade Cabeceira do Rio Utinga e membro do conselho, ressaltou o caráter democrático do espaço, possibilitando a discussão entre diferentes pontos de vida. “O aspecto fundamental neste espaço é a democracia participativa. Aqui podemos discutir e definir as nossas prioridades e trabalhar pra que essas discussões cheguem de maneira efetiva às esferas de decisão das políticas públicas”, afirmou.

Também participaram da posse Lause Carvalho e João Gavazza, ambos da Defensoria Pública, e a deputada estadual Maria del Carmen.

Compartilhe Isso