Na manhã desta terça-feira, 24/04, os Vereadores da Câmara Municipal de Candeias foram recebidos no Comando Geral da Policia Militar da Bahia, no Largo dos Aflitos, em Salvador, pelo Comandante Geral da PM, o Coronel Anselmo Brandão. Também estiveram presentes na audiência, o Prefeito da Cidade, Pitágoras Ibiapina, o Corregedor Chefe da PM, Cel. Barbosa Neto, o Comandante de Operações, Cel. Paulo Uzeda, o Comandante da Região Metropolitana de Salvador, Cel. Alfredo Nascimento e o Porta-voz da PM/BA, Capitão Bruno Ramos.
Na reunião, os vereadores e o prefeito cobraram celeridade na elucidação da morte do Artista Plástico Manoel Arnaldo Filho, o Nadinho, ocasionada numa ação da Policia Militar, no bairro Santo Antônio, no último sábado, 21/04, em Candeias. Segundo o Coronel Anselmo, os policiais evolvidos foram afastados de suas funções até a conclusão do inquérito. “Houve falha, mas não podemos dizer que a polícia é matadora, que não protege. O que for para que a justiça seja feita, nós estamos fazendo. Nós daremos a resposta, seja o que for. Não temos corporativismo”.
O Comandante lembrou ainda, que o Inquérito Militar está sendo acompanhado por um Oficial de fora, escolhido especialmente para o caso. Segundo ele, apesar de o Major Paulo Cesar Luz Nunes, da 10ª CIPM de Candeias estar capacitado para a tarefa, a escolha de um Oficial “é para que haja uma completa isenção dos fatos”.
Provas
Segundo o Cel. Brandão, “representantes da comunidade podem contribuir com provas para a formação dos fatos da verdade”. Após concluída a investigação militar, que carreia as provas e os esclarecimentos que existem sobre o fato como um todo, ela será levada ao Ministério Público para uma decisão final.
Violência em Candeias
Ainda durante a audiência, os vereadores cobraram um posicionamento do Comandante, sobre o aumento do índice da violência em Candeias. O Cel. Brandão, garantiu que dentro de algum tempo Candeias será contemplada com a base de policiamento móvel, para um policiamento de aproximação com a comunidade, motos, novas viaturas e a ronda distrital nos distritos da cidade.
Após a audiência com os vereadores, o Coronel também conversou com os filhos de Nadinho, Maraisa, Márcia Cristina e Manoel Neto Marinho, e assegurou-lhes que se empenhará em resolver o mais breve possível a situação, até antes do prazo normal de 40 dias. “Certifico-me em mostrar as provas para os senhores, sobre o que aconteceu e quem de direito será punido”.
O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…
As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…
A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…
Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…
Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…