Ao falar ontem (22/04), no plenário da Câmara Municipal de Candeias, a líder do Executivo na casa, Vereadora Marivalda Silva, do PT, confirmou que a desativação do Posto Médico Luiz Viana Filho é decisão sem retorno.
Ela se pronunciou diante do questionamento feito na Tribuna por alguns vereadores e também depois do emocionado pronunciamento cidadão candeense, José Batista, o conhecido Bola, que, em nome de todos os que não tem automóvel particular, plano de saúde e nem recursos para se deslocar à noite ou na madrugada de bairros como Malembá, Santo Antônio e Sarandi até a UPA ou o Ouro Negro para um atendimento de emergência ou urgência.
Marivalda da Silva disse que o Prefeito está sensível à situação e, inclusive, estuda a instalação, na Policlínica, de uma sala de estabilização para rápidos atendimentos e posterior encaminhamento do paciente para a UPA ou Hospital Ouro Negro em ambulância que ficaria à disposição.
De acordo com a parlamentar, em conversa que ela teve com o Prefeito, Sargento Francisco, foi informada que os técnicos da saúde foram unânimes em afirmar que o local adequado para a Policlínica – com atendimento ambulatorial – é onde está hoje o Posto Luiz Viana, no bairro da Pitanga.
O Vereador Dr. Pitágoras afirmou que “não percebe essa sensibilidade no Prefeito, que mudou de opinião em menos de 4 anos” e agora vai exigir mais sacrifício da população mais pobre de Candeias.
Os vereadores que se pronunciaram na sessão de hoje decidiram pedir uma audiência ao alcaide para discutir o assunto e buscar uma alternativa para que se possa fazer atendimentos de urgência ou emergência na Policlínica, mesmo que lá não tenha essa finalidade.
Posto Luiz Viana Filho
Inaugurado no ano de 1956, aquela unidade de saúde era para onde a maioria da população que não tem recursos financeiros acorria para quaisquer atendimentos desde então.
Mesmo com a abertura da UPA – Unidade de Pronto Atendimento -, em frente ao Hospital José Mário dos Santos, no Ouro Negro, o Posto Luiz Viana ainda fazia os atendimentos de pacientes fossem crianças, adultos ou idosos pela proximidade do Centro de Candeias e da maioria dos bairros mais populosos da Cidade.
Desde o fechamento supostamente para reforma em novembro de 2013, que o corria na cidade, a informação de que o Posto seria transformado em clínica que não atende urgência nem emergência.
No último governo da ex-prefeita Maria Maia, o mesmo boato correu na cidade, mas os vereadores enviaram um documento à Prefeitura manifestando posição contrária à mudança do posto. O documento foi assinado por 9 vereadores, inclusive o Presidente da casa, hoje alcaide Sargento Francisco. Somente a ex-vereadora Andréia Testa por estar ausente não assinou o documento. A mudança foi suspensa.