O prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, a secretária de Cultura e Turismo, Marivalda da Silva, e o Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major José Luís Ventura Mesquita Júnior, se reuniram na quinta-feira, 13, na sede da corporação, para debater sobre a estrutura do ‘Arraiá do Aconchego 2019’ e traçar estratégia de segurança para a festa junina no município, que vai ser realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho. No final da tarde o prefeito e a secretária de cultura também se reuniram com o comandante geral da PM da Bahia, coronel Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos.
Na oportunidade, o major Mesquita, que já estava ciente da realização e da proporção do evento, a maior festa junina da região, realizou junto com o prefeito e a secretária, em posse do mapa do local da festa, os ajustes do Planejamento Operacional de Segurança e Mobilidade para a comemoração do São João.
O coronel Anselmo reforçou as palavras de major Mesquita, em relação ao efetivo, das forças especiais (Rondespe, Tropa de Choque e outras), e falou da instalação de bases operacionais na cidade, no período da festa. O coronel informou que participará do Arraiá do Aconchego no domingo, 23.
Saiba mais:
- Candeias prepara 3ª edição do ‘Arraiá do Aconchego’
- Prefeito de Candeias anuncia 4 dias de festa no São João
- Prefeito reúne secretariado e anuncia um grande São João em Candeias
Serão instalados no espaço elevados no espaço da festa, em pontos estratégicos, para abrigar os PMs que terão uma visão privilegiada de todo o circuito. De acordo com o Major Mesquita a festa vai contar com um grande número de efetivo que fará a segurança dos forrozeiros no circuito do Arraiá, no entorno da festa e em locais críticos, para que a população curta a festa e voltem para seus lares em segurança.
Além da PM, o evento vai contar com segurança privada e com revista das pessoas antes de passar nas catracas para entrar na festa. O evento terá dois portais de acesso, sendo um próximo a 20ª Delegacia de Polícia Civil e outro ao lado do Colégio da Policia Militar (CPM).
Para o prefeito, Dr. Pitagoras, a reunião foi muito proveitosa, pois ficou decidido que a PM vai dar, como era esperado e sempre aconteceu, total apoio operacional de segurança e mobilidade durante os dias do Arraiá. “A população pode ir a festa se divertir e voltar para casa tranquila, pois vamos contar com um efetivo significante da nossa PM, com cavalaria, moto e viatura durante todo o evento”, disse.