Um grande ato solene reuniu autoridades locais e estaduais na manhã desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Candeias. Os festejos cívicos marcaram a passagem dos 61 anos de emancipação política do município.
As atividades começaram às 8 horas da manhã na praça Dr. Gualberto Dantas Fonte, onde foram hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Candeias. Em seguida as autoridades e toda a população presente, caminharam até o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, padroeira da cidade, onde o Pároco e reitor do Santuário, Frei Jorge Luiz, celebrou uma missa em ação de graças ao aniversário do Município. O padre Milton Pereira que é Candeense e atualmente responsável pela paróquia São Francisco de Assis, Concelebrou a missa.
Logo após o ato litúrgico, os presentes seguiram para a Câmara Municipal de Candeias. Na chegada, fanfarras do município receberam os cidadãos. A banda da Policia Militar da Bahia participou da sessão e tocou canções para os presentes. No plenário da casa, o Chefe do Executivo, Pitágoras Ibiapina (PP) aproveitou a oportunidade para fazer memória de todas as obras feitas nos dois anos de gestão, além de trazer à tona projetos de melhorias para a cidade. Antes do discurso do gestor, o Deputado Estadual Nilton Bastos (PP) também discursou e parabenizou a gestão feita pelo o atual prefeito e reiterou a parceria que tem com Pitágoras Ibiapina. A moradora da cidade, Dona Rosinha, aproveitou a oportunidade pra falar sobre a importância da religiosidade para o município e para todo o povo.
Logo após a exibição de um vídeo em homenagem a festa, a Presidente Lucimeire Magalhães agradeceu aos presente e fechou a sessão.
Também participaram das atividades cívicas a vice-prefeita Márcia Gomes (PSDB), o Deputado Estadual João Isidório (Avante), que participou das atividades na praça Dr. Gualberto; o Secretário de Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; o comandante da 10ª CIPM, Major Mesquita; secretários municipais, vereadores e ex-vereadores de cidades da Região Metropolitana de Salvador, além de lideranças religiosas e veículos de imprensa locais e da região.
História – A emancipação política de Candeias se deu em 14 de agosto de 1958, desmembrando-se de Salvador por decreto do governador Antônio Balbino. A Câmara de Vereadores só foi instalada em 7 de abril de 1959, quando houve a eleição da primeira mesa diretora da Casa.
A cidade começou sua atividade industrial nos engenhos de cana de açúcar, passando pela prospecção e refino de petróleo até a implantação da usina de biodiesel, uma das primeiras do Brasil.