O prefeito de Candeias, Dr Pitagoras Ibiapina, decretou lockdown na cidade como mais uma forma de combate à pandemia de coronavírus da próxima quinta feira (11) até segunda-feira (15). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 300 casos de Covid-19 e 13 óbitos decorrentes da doença. O prefeito em sua decisão ressaltou que a saúde é um direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais que visem à redução da contaminação da doença.
A decisão se deu pelo aumento da contaminação da população nos últimos dias, mesmo diante dos feriados antecipados pelo Governo do Estado junto com a Prefeitura, e também do toque de recolher que foi ampliado para às 17 horas. O Índice de Isolamento Social, medido pela plataforma inloco, registrou 38,5% neste sábado (06), sendo que o ideal para diminuir a contaminação é de no mínimo 60%.
O gestor apresentou em reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), através de sua presidente Ana Paula, que as proposições do Ministério da Saúde, apresentam o bloqueio total, ou o lockdown, como uma medida eficaz para redução da curva de contágio que tem crescido. Foram apresentados dados para comprovar a necessidade das medidas mais restritivas para a estabilização do contágio para a posterior reabertura gradual do comércio. “Nós estamos com o sistema de saúde arrumado, mas enfrentamos uma situação de crescimento exponencial de contágio e de óbitos” disse Pitágoras.
Leia Também
O bloqueio total implicará na interrupção de qualquer atividade não essencial e também do fechamento das entradas do perímetro do comércio. Diante disso, ninguém terá permissão para entrar ou sair dos locais isolados, salvo por justificativa. Somente poderão funcionar farmácias, postos de combustível, funerárias e emergências médicas e odontológicas. Os supermercados, mercearias, açougues, agropecuárias, distribuidores de água e gás, só poderão funcionar com os serviços delivery, sendo proibido a retirada no local. A central de abastecimento estará fechada nestes dias e as padarias só poderão funcionar das 06 às 11 da manhã.
As lotéricas, bancos e correspondentes bancários também estarão fechados para atendimento ao público, exceto a Caixa Econômica, exclusivamente para pagamento de benefícios de programas sociais. Os caixas eletrônicos podem funcionam normalmente, mas sem a possibilidade de acesso de veículos, exceto as pessoas que trabalham em atividades consideradas essenciais, como segurança privada e assistência social.
Os cidadãos que precisem acessar as ruas bloqueadas para ir ao trabalho ou a uma unidade de saúde de emergência terão de comprovar a necessidade através do comprovante de vínculo empregatício, e a moradia através de um comprovante de residência. Está assegurada a circulação de veículos de imprensa no exercício da função, desde que justificado.
Aqueles cidadãos que forem flagrados nas ruas serão exigidos documentos que comprove a necessidade da circulação, e caso não seja comprovado, o morador poderá ser multado, além de responder judicialmente pelo descumprimento do decreto. “É um sacrifício para a população e para os comerciantes, mas o bloqueio total nesses dias pode ser uma porta de saída para enfrentarmos o problema sanitário e pensarmos em soluções para a retomada da atividade econômica, caso haja a estabilização do contágio” afirmou Pitágoras.
O prefeito conclamou a população para a união neste momento difícil. "Nós fazemos um apelo pela compreensão de todos. Nestes dias, iremos fortalecer a fiscalização junto com a PM para conseguirmos o isolamento total. Se cumprirmos com mais firmeza, poderemos retomar a rotina com mais rapidez” afirmou o gestor. Na reunião ficou determinado que o toque de recolher noturno será estendido até o dia 28 de Junho.