Para o governador da Bahia, Rui Costa (PT), a crise política que se instaurou no Brasil está impedindo que o país cresça economicamente. Com o governo federal envolvido em diversas polêmicas, o cenário caótico ganha um novo desdobramento a cada dia. Rui condena especialmente os ataques feitos por Jair Bolsonaro (sem partido) às instituições, ameaçando até mesmo a democracia.
“O presidente da República atacar sistematicamente ministros do Supremo afeta, sim, a sua vida. A instabilidade política no Brasil afasta investidores externos e atrapalha o desenvolvimento econômico do país. Isso diminui empregos e renda. Quem vai investir num país assim?”, questionou. Rui Costa ressalta ainda que os governos passam, mas as instituições são perenes, sendo necessário garantir a segurança jurídica.
O petista opina que as atitudes recentes do chefe do Executivo nacional resultam da falta de opções, já que tanto Bolsonaro quanto boa parte de seus aliados vêm se tornando alvos de investigações. A popularidade do governo também não anda das melhores. Em julho, o Datafolha informou que a reprovação a Jair subiu para 51%, um recorde.
“A subida de tom do presidente tem a ver com a subida do desespero. Quanto mais os indicadores de rejeição crescem e as pessoas percebem o vazio de conteúdo do Governo Federal, mais eles apelam para essa retórica agressiva”, concluiu.
Um país só gera empregos e melhora a vida das pessoas se tiver segurança jurídica. Nem o judiciário, nem o Ministério Público e muito menos as forças armadas deveriam se envolver em política partidária. Os governos passam, as instituições são perenes.
— Rui Costa (@costa_rui) August 17, 2021