O governador Rui Costa afirmou, nesta terça-feira (11), que pode diminuir ainda mais o limite de público permitido em eventos públicos e privados na Bahia. A saber, na segunda-feira (10), o gestor limitou a capacidade, que no decreto anterior era de 5 mil, a 3 mil pessoas. “Diminuí e posso diminuir ainda mais, quanto maior o número de pessoas ativa”, alertou Rui em coletiva à imprensa nesta terça.Costa comentou ainda que a taxa de pessoas que têm o vírus ativo no organismo, ou seja, capazes de infectar outras, é ainda maior. “Eu posso garantir que este número é subnotificado”, explicou Rui, ao considerar que, com os casos não notificados, este número certamente ultrapassa os 4 mil contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Rui ainda comentou que tomou conhecimento das críticas por parte Associação Baiana de Produtores de Eventos (Abape). “Vamos receber e conversar [com representantes] e eu espero que eles possam ajudar. Esse setor influencia muito a opinião das pessoas. Os artistas, eles têm milhões de seguidores, muito mais do que eu”.
Em entrevista à TV Bahia, Rui mencionou a exigência do comprovante de vacina nos bares e restaurantes do estado. “A gente sempre fala em fiscalização, mas eu agora quero apelar para o bom sendo das pessoas”, disse, ao voltar a cobrar que os cidadãos tomem a vacina. Segundo a Sesab, 1,5 milhão de pessoas não tomaram a segunda dose.