O Google divulgou uma lista com os principais anunciantes de propaganda política no Brasil, que registra 1.994 anúncios contabilizados desde 17 de novembro de 2021. A relação inclui partidos políticos, pessoas físicas e jurídicas, que já investiram R$ 1,385 milhão em publicações na plataforma.
O site ‘Brasil Paralelo’, que defende o golpe militar de 1964, é o que mais investiu com R$ 410 mil gastos, valor que representa 30% do total de anúncios. O PSDB nacional, segundo maior anunciante, já investiu R$ 241 mil e o PSB do Rio de Janeiro, terceiro colocado, patrocinou R$ 180 mil em publicações.
União Brasil (R$ 109 mil) e Thiago Barros Rodrigues Costa (R$ 84 mil) – empresário que promove pesquisas relacionadas ao governo Bolsonaro (PL) – completam a lista dos cinco maiores contratantes de publicidade, que aparecem na página de buscas da empresa, no YouTube (que pertence ao Google) e em uma rede de sites parceiros.
Entre os dez maiores anunciantes está a ‘Newsletters Digital A Voz do Brasil’, que compartilha vídeos da campanha do pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT).
Confira o ranking:
1º – Brasil Paralelo – R$ 410 mil
2º – PSDB nacional – R$ 241 mil
3º – PSB (RJ) – R$ 180 mil
4º – União Brasil nacional – R$ 109 mil
5º – Thiago Barros Rodrigues Costa – R$ 86 mil
6º – Newsletters Digital A Voz do Brasil – R$ 82 mil
7º – MDB nacional – R$ 59,5 mil
8º – PP nacional – R$ 31,5 mil
9º – União Brasil (AL) – R$ 30 mil
10º – PT nacional – R$ 16,5 mil