Pré-candidato ao Senado pela Bahia, o deputado federal Cacá Leão (PP) comemorou a aprovação na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (3), do projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos, conhecidas popularmente como “saidinhas”.
“Esta decisão é necessária, já que tantos criminosos aproveitam as saídas temporárias da penitenciária para cometer novos crimes, o que aumenta o sentimento de insegurança da população. Os dados já mostram que, no início de 2022, cerca de 120 detentos que saíram para os festejos de fim de ano, não retornaram ao sistema prisional na Bahia”, comentou o parlamentar baiano, que compôs um dos 311 votos a favor da proposta. “É uma vitória importante para a segurança pública”, pontuou.
A legislação atual permite aos apenados que cumprem regime semiaberto fazerem visitas à família durante os feriados, além da realização de cursos e atividades fora do presídio. Para Cacá, o texto aprovado, que é o substitutivo proposto pelo relator deputado Capitão Derrite (PL-SP) ao Projeto de Lei 6579/13, do Senado, é fundamental para reduzir a sensação de insegurança e combater as práticas criminosas.