O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, não compareceu ao debate da TV Bandeirantes, agendado para as 22 horas desta segunda-feira (17). O oponente, ACM Neto, do União Brasil, compareceu e lamentou a ausência do adversário do 2º turno. Em virtude do não comparecimento do petista, o evento foi convertido em uma entrevista de 30 minutos pela equipe de jornalistas.
Questionado sobre a promessa de campanha de zerar o IPVA para motoristas de aplicativo, ACM Neto confirmou e acrescentou que a mesma isenção será concedida a motoristas de táxi, caso seja eleito.
Ao ser perguntado sobre sua autodeclaração como pardo, o candidato do União Brasil lembrou que, em 2016, assim foi declarado pelo Instituto Pedro Mello, em seu documento de identidade. Disse ainda que pela autodeclaração não recebeu qualquer benefício de seu partido e negou que tenha se submetido a bronzeamento artificial, justificando que a cor de sua pele bronzeada se deve ao fato de ter caminhado muito sob o sol durante o período de campanha, percorrendo inúmeros municípios baianos. Neto avisou, ainda, que se for vitorioso no próximo dia 30 irá promover a implantação de 50% de cotas para negros em concursos no Estado da Bahia.
Leia Também
Ao responder à questão seguinte, Neto prometeu que irá ampliar a rede de atenção à mulher vitimada pela violência doméstica. “Vamos levar a Ronda Maria da Penha para o interior da Bahia, aumentar o número de delegacias especializadas no atendimento a mulheres vítima de agressões e vamos, também, ampliar a rede de apoio para que essas mulheres se libertem de seus agressores. Vamos investir na qualificação adequada para que possam ingressar no mercado de trabalho, preparadas para assumir o sustento de seus lares, sem terem que voltar a viver sob ameaça de um marido violento”, assegurou.
Quando foi perguntado sobre quais serão suas medidas para evitar o desmatamento da Mata Atlântica, Neto frisou que, como prefeito, inseriu Salvador na agenda ambiental global, tendo a capital baiana participado de eventos ambientais de relevância nacional e internacional. A partir da experiência como prefeito, disse que, uma vez se tornando governador, pretende levar a mesma lógica para todo o Estado.
ACM Neto foi perguntado, ainda, sobre quais serão suas estratégias para reduzir os números de violência no Estado. Segundo o Datasus, 6.371 pessoas foram assassinadas na Bahia em 2021. A estatística coloca o estado em primeiro lugar no país em homicídios. O quantitativo representa mais da metade do número do segundo colocado, Pernambuco. O candidato do União promete que serão realizados novos concursos para as polícias Civil e Militar, e garante que haverá investimento em tecnologia. Por fim, Neto agradeceu aos jornalistas e à audiência e assegurou que se eleito vai trabalhar junto com o presidente que for vitorioso, no intuito que bem governar a Bahia.