Em razão do aumento da criminalidade em Candeias no último mês, e com o objetivo de obter ajuda do Governo do Estado, que é responsável pela Segurança Pública nas cidades, o prefeito de Candeias, Sargento Francisco, reuniu-se com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, na manhã desta terça-feira (28). Intermediado pelo deputado federal Paulo Magalhães, o encontro garantiu que o policiamento no município de Candeias será reforçado nos próximos dias para devolver a tranquilidade da população.
Sargento Francisco falou dos recentes casos de violência ocorridos na cidade, em sua grande maioria ligados ao tráfico ou simplesmente ao uso de drogas, com alguns registros de consequências para cidadãos de bem. O prefeito observou que o quantitativo atual de policiais militares na cidade é pouco em relação à quantidade populacional, que vem crescendo consideravelmente, comentou o resultado positivo da implantação do videomonitoramento fruto da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar da Bahia, que em apenas um ano em atividade reduziu a criminalidade na cidade em 23%, mas lamentou que no último mês a criminalidade voltou a crescer. “Por também ser policial sei da dificuldade de efetivo na corporação, mas como prefeito sei mais ainda a necessidade de segurança dos moradores de Candeias, que não podem ficar à mercê dos bandidos. Por isso vim solicitar mais PM’s para garantir a tranquilidade do povo da nossa cidade”, disse Francisco.
A Delegacia de Polícia de Candeias, importante órgão no combate e investigação de crimes, também esteve na pauta da reunião. O prefeito Sargento Francisco pediu a reforma do prédio, que necessita de muitos reparos. Em resposta, o secretário Maurício Barbosa reconheceu que no comparativo 2013/2014 a criminalidade havia caído consideravelmente, disse que o Governo do Estado vai reformar a unidade e assumiu o compromisso de buscar junto ao Comandante Geral da PM, o reforço no aumento do número de policiais militares para a cidade de Candeias.
2ª Etapa do Videomonitoramento
Inaugurado em 14 de agosto de 2013, o sistema de videomonitoramento conta com uma Central de Monitoramento 24 horas por dia durante toda a semana, sem interrupções. Atualmente, o sistema conta com 39 câmeras de alta precisão espalhadas por vias estratégias da cidade. Durante a reunião com o secretário Maurício Barbosa, o prefeito Sargento Francisco anunciou que a partir de 2015 a cidade passará a contar com 80 câmeras, dobrando a vigilância e ajudando a diminuir a criminalidade em conjunto com as ações das polícias civil e militar.