Jerônimo lamenta atentado contra estátua de Mãe Stella de Oxóssi

Por Redação
2 Min
“Mãe Stella sempre foi uma pregadora da paz e do respeito. É com essa orientação que devemos agir”, disse Jerônimo – Foto: Divulgação

O atentado ocorrido na madrugada de domingo, 4, contra a estátua de Mãe Stella de Oxóssi, que fica na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, na ligação da Paralela com a orla de Stella Maris, gerou repúdio também no governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

“Mãe Stella sempre foi uma pregadora da paz e do respeito. É com essa orientação que devemos agir”, escreveu Jerônimo em sua conta do Twitter.

Para o futuro governador, o episódio deve ser apurado com rigor. “Caso seja confirmado um ato criminoso, os responsáveis sejam punidos”, concluiu.

 

Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que o caso foi registrado na 12ª Delegacia, de Itapuã e que “acompanhará as investigações do caso pelas autoridades policiais”.

A assessoria ainda disse a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) fará a retirada da peça danificada para posterior recuperação.

A administração municipal lamentou “mais este atentado contra o patrimônio público, em uma das últimas peças produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022) para a cidade”.

Já Polícia Civil disse que está apurando o ocorrido e que, de acordo com a comunicante, a estátua de Mãe Stella foi incendiada. A unidade policial vai realizar diligências para tentar identificar testemunhas que possam passar mais informações sobre a ação, bem como identificar e localizar a autoria do fato, tipificado como ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo.

O conjunto escultórico Mãe Stella de Oxóssi foi entregue em abril de 2019. No mesmo ano a estátua foi alvo de vandalismo. A obra foi pichada e teve uma placa arrancada.

Mãe Stella de Oxóssi, famosa ialorixá que liderou, durante anos, o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, cinco meses antes da inauguração da obra de arte.

Compartilhe Isso