Após oito anos, o economista e professor Carlos Martins retorna ao comando da Companhia de Transporte da Bahia (CTB). O gestor foi presidente do órgão entre os anos de 2013 e 2015, com um papel fundamental na implantação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Agora, retorna com o desafio de ampliar o sistema e modernizar a mobilidade urbana para a população de Salvador e Região Metropolitana.
“Para mim, é uma alegria e orgulho retornar à CTB. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pela confiança. A Bahia deu um passo grandioso na mobilidade urbana, com altos investimentos para melhorar as condições de trânsito, transporte público e qualidade de vida da população e temos um longo caminho para percorrer”, disse Carlos Martins.
Leia Também
Segundo o presidente, grandes são os desafios do futuro, como, por exemplo, ampliação das linhas do metrô e os estudos do Veículo Leve de Transporte (VLT), que serão novos marcos para a mobilidade urbana por trilhos da capital e região.
“O impacto do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vai muito além da mobilidade. Ele promoveu e continua promovendo uma série de benefícios para a sociedade, seja na movimentação da economia, tendo em vista que já gerou um impacto superior a R$ 11,1 bilhões, seja na qualidade de vida dos usuários, que ganharam tempo, conforto e segurança”, destacou Martins.
Carlos Martins ainda disse que a expansão do Tramo III, já em fase de conclusão, e a abertura de novas estações gerarão impactos ainda mais positivos na economia.
Perfil do Presidente
Carlos Martins é baiano de Candeias, mestre em Administração de Empresas, economista e professor universitário. Começou a vida profissional como trabalhador no Polo Petroquímico de Salvador, onde ingressou no movimento sindical e foi dirigente do Sindicato dos Químicos (Sindiquímica). Também atuou como Delegado Regional do Trabalho e foi conselheiro do SESI/SENAI e do SESC/SENAC.
Em 2007, assumiu a Secretaria da Fazenda do Estado, no governo Jaques Wagner, implantando, entre outras ações, o Transparência Bahia, portal que permite a todo cidadão acesso à aplicação dos recursos do Estado. No ano de 2013, Martins assumiu a presidência da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), atuando no planejamento e execução do projeto do Metrô de Salvador e região metropolitana. No começo de 2015, na gestão de Rui Costa, Carlos Martins assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, onde atuou em realizações estruturantes do governo, a exemplo do Metrô de Salvador, e também dos corredores transversais, da requalificação do Centro Antigo, do projeto de contenção de encostas e do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Já em 2017, assumiu a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), onde desenvolveu, até abril de 2018, trabalhos focados em questões sociais, de direitos humanos e cidadania.
Carlos Martins retornou à SJDHDS em março de 2019 com o objetivo de atuar no fortalecimento das políticas sociais e nas políticas públicas de respeito aos direitos humanos do Governo do Estado da Bahia, deixando órgão em janeiro de 2023.