Após oito anos, o economista e professor Carlos Martins retorna ao comando da Companhia de Transporte da Bahia (CTB). O gestor foi presidente do órgão entre os anos de 2013 e 2015, com um papel fundamental na implantação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Agora, retorna com o desafio de ampliar o sistema e modernizar a mobilidade urbana para a população de Salvador e Região Metropolitana.
“Para mim, é uma alegria e orgulho retornar à CTB. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pela confiança. A Bahia deu um passo grandioso na mobilidade urbana, com altos investimentos para melhorar as condições de trânsito, transporte público e qualidade de vida da população e temos um longo caminho para percorrer”, disse Carlos Martins.
Segundo o presidente, grandes são os desafios do futuro, como, por exemplo, ampliação das linhas do metrô e os estudos do Veículo Leve de Transporte (VLT), que serão novos marcos para a mobilidade urbana por trilhos da capital e região.
“O impacto do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vai muito além da mobilidade. Ele promoveu e continua promovendo uma série de benefícios para a sociedade, seja na movimentação da economia, tendo em vista que já gerou um impacto superior a R$ 11,1 bilhões, seja na qualidade de vida dos usuários, que ganharam tempo, conforto e segurança”, destacou Martins.
Carlos Martins ainda disse que a expansão do Tramo III, já em fase de conclusão, e a abertura de novas estações gerarão impactos ainda mais positivos na economia.
Perfil do Presidente
Carlos Martins é baiano de Candeias, mestre em Administração de Empresas, economista e professor universitário. Começou a vida profissional como trabalhador no Polo Petroquímico de Salvador, onde ingressou no movimento sindical e foi dirigente do Sindicato dos Químicos (Sindiquímica). Também atuou como Delegado Regional do Trabalho e foi conselheiro do SESI/SENAI e do SESC/SENAC.
Em 2007, assumiu a Secretaria da Fazenda do Estado, no governo Jaques Wagner, implantando, entre outras ações, o Transparência Bahia, portal que permite a todo cidadão acesso à aplicação dos recursos do Estado. No ano de 2013, Martins assumiu a presidência da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), atuando no planejamento e execução do projeto do Metrô de Salvador e região metropolitana. No começo de 2015, na gestão de Rui Costa, Carlos Martins assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, onde atuou em realizações estruturantes do governo, a exemplo do Metrô de Salvador, e também dos corredores transversais, da requalificação do Centro Antigo, do projeto de contenção de encostas e do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Já em 2017, assumiu a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), onde desenvolveu, até abril de 2018, trabalhos focados em questões sociais, de direitos humanos e cidadania.
Carlos Martins retornou à SJDHDS em março de 2019 com o objetivo de atuar no fortalecimento das políticas sociais e nas políticas públicas de respeito aos direitos humanos do Governo do Estado da Bahia, deixando órgão em janeiro de 2023.
Em entrevista aos veículos Resenha de Notícias, Jornalismo Cidadão, Se Conecta Bahia e Candeias Mix,…
O prefeito de Candeias, Drº Pitágoras, fez um alerta em suas redes sociais na tarde…
Um trágico acidente envolvendo um ônibus de turismo resultou em quatro mortes na madrugada desta…
A cidade de Madre de Deus, na Bahia, celebra com orgulho as conquistas de seus…
A Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, estabeleceu um novo recorde de produção de destilados…
Na madrugada desta segunda-feira (11), um grave acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou pelo…