Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira disse que a invasão do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nas fazendas da Suzano Celulose, no sul da Bahia, foi um caso isolado. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro afirmou ainda que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai proteger a propriedade privada.
“O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai atuar conforme a Constituição, proteger a propriedade privada e exigir o cumprimento da função social da propriedade”, declarou. “Caso ela não cumpra a função social da propriedade, ela será desapropriada para fins de reforma agrária”, acrescentou.
Teixeira diz também que não esperava essa atitude do MST “A mim agora cabe ajudar na superação desse conflito e cabe também estabelecer mecanismos preventivos de novos conflitos”, afirmou.
Na sexta-feira (3), proprietários de outra fazenda, localizada na região de Jacobina, também entraram em confronto com o MST. O grupo havia ocupado uma propriedade que, segundo o líder regional do movimento, estaria abandonada. A Polícia Militar precisou ser chamada.