O prefeito de Candeias, Drº Pitágoras, comemorou nas redes sociais o reconhecimento da festa em honra a Nossa Senhora das Candeias como patrimônio cultural e imaterial do Estado da Bahia. A honraria foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), em Salvador, na última quinta-feira (23).
A cidade sempre foi marcada pela fé do seu povo, e o reconhecimento da festa da Mãe das Candeias a torna ainda mais rica em sua cultura e tradições. A gestão do prefeito Pitágoras revitalizou equipamentos e estruturas, como a Fonte dos Milagres, que se transformou em um dos principais atrativos turísticos da cidade. O palco fixo para a festa também foi construído, e muros foram contidos, igrejas foram pintadas e todo o suporte necessário foi oferecido durante os novenários.
Leia Também
A iniciativa do processo de reconhecimento teve início em 2018, com a criação do projeto de lei nº 22.393/2017, do ex-deputado estadual Bira Corôa. Na ocasião, o então reitor do Santuário, Frei Jorge Luís, foi encarregado de coletar documentos dos festejos para anexar ao processo junto ao Instituto Patrimonial. Em julho de 2021, o título foi reconhecido ao município em caráter provisório pelo órgão, que é comum no processo de patrimonialização.
Com esse reconhecimento, a festa de Nossa Senhora das Candeias ganha ainda mais valor, e a cidade de Candeias busca preservar e perpetuar suas tradições, garantindo toda a estrutura necessária para que ela continue sendo uma festa marcante e atrativa para todos os seus participantes.