
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país. O objetivo é reforçar a segurança pública em escolas e creches, especialmente após a onda de ataques que tem assolado o país. A medida foi anunciada após a tragédia ocorrida na manhã desta quarta-feira (5), em Blumenau (SC), em que quatro crianças foram mortas e pelo menos outras três ficaram feridas em uma creche.
De acordo com Dino, os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública e serão destinados aos estados e municípios que possuem a competência constitucional para realizar patrulhamento ostensivo em ambientes escolares. Os editais para acesso aos recursos devem ser publicados na próxima semana.
Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também intensificará o monitoramento de ameaças e planejamento na internet de ataques a escolas. Para isso, 50 policiais federais passarão a monitorar exclusivamente esse tipo de crime, a partir de uma central da Divisão de Operações Integradas (Diop), vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do ministério, em apoio direto às polícias estaduais. Até então, eram apenas 10 policiais envolvidos neste trabalho.
Com essas medidas, o governo espera garantir a segurança e a tranquilidade em ambientes escolares e prevenir casos como o ocorrido em Blumenau e em outras regiões do país.