Marina revela que Lula vai vetar MP da Mata Atlântica

Por Redação
3 Min

Marina Silva revelou em uma postagem no Twitter que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá vetar a Medida Provisória (MP) da Mata Atlântica, aprovada pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 25, que põe em risco a proteção ambiental na região. Em vídeo nas redes sociais, Marina que é ministra do Meio Ambiente, expressou a importância da vegetação e sua diversidade. “A proteção e restauração da Mata Atlântica é fundamental não apenas para a sobrevivência das espécies que nela habitam, mas também para a qualidade de vida das comunidades humanas que dependem dos recursos e serviços que ela oferece na preservação da biodiversidade”, defendeu. O texto aprovado na Câmara muda a lei de 2006, que trata da utilização e proteção da vegetação nativa da Mata Atlântica, e permitiria a instalação de linhas de transmissão de energia, gasodutos e sistema de abastecimento público de água na região sem estudo prévio do impactos ambientais na Mata.

Segundo o UOL, a permissão foi acrescentada no texto pelos parlamentares ainda na primeira análise da MP. Porém o Senado Federal tinha retirado esse trecho do texto da MP defendendo que as mudanças poderiam trazer riscos ao bioma e fugiam da temática do texto original, o que é chamado no Congresso de “jabuti”. A proteção e restauração da Mata Atlântica é fundamental não apenas para a sobrevivência das espécies que nela habitam, mas também para a qualidade de vida das comunidades humanas que dependem dos recursos e serviços que ela oferece na preservação da biodiversidade, na regulação do clima e na provisão de serviços ecossistêmicos essenciais.

Nesse Dia da Mata Atlântica celebro os movimentos da sociedade que tem dado suporte à criação de medidas protetivas a esse importante bioma. E venho reforçar o compromisso que o presidente Lula tem assumido em vetar as emendas que atacam a lei da Mata Atlântica. Viva a mata e a todos que lutam por ela. A proteção e restauração da Mata Atlântica é fundamental não apenas para a sobrevivência das espécies que nela habitam, mas também para a qualidade de vida das comunidades humanas que dependem dos recursos e serviços que ela oferece na preservação da biodiversidade, na regulação… pic.twitter.com/YAeyyBmo4j— Marina Silva (@MarinaSilva) May 27, 2023

Compartilhe Isso