Secretaria realiza terceira audiência pública do PDDUM em Candeias

Por Redação
3 Min

pddu

Foi realizada na manhã desta terça-feira (10), a última audiência pública de discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Municipal de Candeias (PDDUM). O debate contou com a participação de diversos representantes da sociedade civil organizada e autoridades políticas da cidade, entre elas, o prefeito Sargento Francisco.

O evento promovido pelas secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Habitação recebeu dezenas de propostas e questionamentos dos cidadãos, que irão contribuir a implantação do plano diretor, que é o instrumento norteador das políticas públicas e de desenvolvimento do município. As audiências públicas legitimam a efetivação do PDDUM para que este estabeleça as diretrizes dos planejamentos urbano e estratégico, antecipando instrumentos da política urbana.

A atualização do plano diretor, segundo o prefeito Sargento Francisco, está sendo feita porque ao longo dos anos o que foi se pensado foi perdido por falta de ação. “Precisamos tomar ciência de que o ponto principal da atualização do PDDUM de Candeias é justamente mostrar um novo leiaute da cidade, onde possam ser localizadas as áreas emergentes, onde possa se identificar onde haverá crescimento urbano, industrial, melhores pontos de investimento”, disse o prefeito.

Para o cidadão que não participou das audiências públicas ou ainda não apresentou a sua proposta, terá até o dia 20 de fevereiro para enviá-la através do email concidades.candeias@gmail.com . Após esta data, o próximo passo da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano é sistematizar todas as sugestões e encaminhá-la à Câmara Municipal para apreciação.

Para o secretário de Habitação, Edilson Almeida, todas as questões do plano diretor refletem diretamente na rotina dos moradores e visitantes e por isso a participação popular deveria ser mais efetiva. “Seria importante que as pessoas tivessem a consciência de que o momento de planejar a cidade que queremos é agora”, observou.

Também participaram da última rodada de discussão a vereadora e líder do governo, Marivalda da Silva, que também faz parte do ConCidades, o presidente da Câmara Municipal, Gil Soares, o vereador Pitágoras Ibiapina, o diretor da Defesa Civil, Erivaldo Azevedo, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins e o técnico de Planejamento da URBE, Pablo Mautturo.

Compartilhe Isso