O Ministério da Cultura e a Caixa Econômica divulgaram, nesta segunda-feira (07), o resultado da seleção pública que escolheu cento e trinta e dois projetos culturais que serão patrocinados pela Caixa, com o objetivo de ocupar a programação das sete unidades culturais mantidas pelo banco entre os meses de setembro de 2023 a março de 2024. As áreas contempladas são teatro, dança, música, cinema, artes visuais e vivências.
O anúncio foi feito pela presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, em Belém (PA), ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Na ocasião, ela apresentou ainda novos investimentos da instituição para a região Norte no valor de R$ 6 milhões.
“O programa de ocupação concretiza a retomada da Caixa no apoio à cultura brasileira. São R$ 30 milhões de investimento apenas nessa seleção até março do ano que vem, possibilitando maior acesso à cultura, além da geração de emprego e renda” disse Maria Rita Serrano.
Ela ressaltou a importância da presença do banco em Belém e os novos investimentos na região. “Temos uma diversidade cultural imensa e muito rica no Norte, com forte influência amazônica. É com alegria que a Caixa contribui para a valorização e disseminação das tradições culturais e manifestações artísticas de sua população”, pontuou.
Com a itinerância dos artistas selecionados entre os espaços culturais do banco, serão 171 eventos espalhados por Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Todos serão gratuitos ou a preços populares.