O prefeito de Candeias, Sargento Francisco (PSD), mais uma vez é pego em flagrante descompromisso com as políticas municipais. Desta vez, ironicamente, o gestor falta com a palavra em uma política municipal proposta por ele mesmo, quando ainda era vereador pelo município.
A lei municipal de Carga/Descarga de veículos, proposta por Francisco há mais de quatro anos atrás, foi aprovada pelo quadro da Câmara de Vereadores do município da época, mas até hoje não foi sancionada por seu idealizador, hoje, chefe do executivo municipal.
De extrema importância para resolver alguns gargalos no trânsito de Candeias, a lei, como pensada por Francisco, delimitava o horário entre as 20:00 horas da noite e 5:00 da manhã para que todos os veículos de carga trafegassem pelas ruas da cidade, carregando e descarregando suas mercadorias.
Leia Também
A proposta, que não recebeu a devida atenção da prefeita Maria Maia na época, poderia ser sancionada agora, agilizando um conjunto de medidas de infraestrutura de trânsito visivelmente necessárias para Candeias, mas não é o que se vislumbra.
Enquanto isso, a população da cidade e os motoristas que se utilizam das vias públicas sofrem com a falta de organização da estrutura viária de Candeias. Nos chamados “horários de pico”, inúmeros casos de manobras arriscadas efetuadas por motoristas irresponsáveis ou cansados das más condições de trânsito são flagradas.
Veículos pesados, como ônibus e caminhões, cujo porte é incompatível com a capacidade de absorção das ruas e avenidas estreitas da cidade, obstruem o trânsito e prejudicam a atividade econômica de empresas, do comércio e, sobretudo, dos cidadãos. O problema é tão grave que alguns pontos da cidade, como a antiga “Ladeira do Balaio”, no bairro Areia, Praça Drº Gualberto Dantas Fontes “Centro” ou as ruas 13 de Maio, 21 de Abril e 2 de Fevereiro, são considerados “casos críticos”, por apresentarem histórico de acidentes envolvendo veículos de grande porte.
Como enfatizado, a Lei de Carga/Descarga tem um papel importante a cumprir na melhoria das condições de trânsito da cidade de Candeias. O número de veículos de grande porte que circulam pela cidade cresce de forma contínua, dada sua localização geográfica, sua importância econômica, a pujança do comércio local e o crescimento demográfico do município.
Manter projetos como este na gaveta não poderia ser uma opção considerada pelo poder público, especialmente quando este se ausenta na realização de mudanças mais profundas na infraestrutura da cidade, ou alega não ter condições financeiras de fazê-lo.
A população, felizmente, parece estar atenta à discussão política da Lei, e faz uso das redes sociais para projetar críticas ao quadro dramático que afeta o município. Abaixo estão alguns comentários feitos por internautas às condições de infraestrutura de trânsito de Candeias:
R.B: Ao que parece foi criada uma lei que proibia o trânsito de caminhões em horário comercial. Mas não sei se foi cumprida.
R.B: O problema é que o trânsito de Candeias já é insuportável, imagine se somar a caminhões transitando e descarregando sem nenhum tipo de controle?
V.R: Existe um problema na cidade que vereadores e prefeito não querem mexer. É o transporte de uso público dentro da cidade. Se resolver o problema do transporte público da cidade, teremos menos carros nas ruas nestes horários de pico, por exemplo.
V.R: a lei é necessária por causa do trânsito, mas no momento, os empresários tem o ônus de manter sua loja até altas horas e pagar até por fora para os transportadores entregarem as mercadorias durante a noite.
V.R: Os transportadores ficam com medo de entregar cargas em Candeias durante a noite e madrugada, devido aos roubos de cargas, que estão crescendo acima de 30% ao ano.
R.B: acho que uma ação necessária seria a revitalização de algumas ruas, como a ladeira da feira do pau ou as ruas que passam atrás da Loja Insinuante. Essas ruas são vitais pra desafogar o trânsito em horários de pico.
V.R: É preciso debater urgentemente a logística e iniciar as ações emergenciais. Infelizmente o poder público se omite nas suas responsabilidades.
Anônimo: Deveria se criar maneira de desviar o trânsito em horário dos ônibus da RLAM.
R.B: Existe duas grandes obras que seriam necessárias para Candeias: a conclusão da via que liga São Sebastião à Madre de Deus; e a retirada da linha férrea do centro da cidade.
R.B: Onde passa a linha férrea hoje poderia se tornar uma via de trânsito rápido, que cortaria a cidade.
V.R: As buraqueiras na cidade reduzem a velocidade dos veículos, congestionando todas as vias. Por isso a tendência é piorar o trânsito. Pavimentação de qualidade não existe até então na cidade.
R.B: É um problema de escolha de representantes.
R.B: Soluções existem. Só falta interesse em resolver.
R.B: É complicado. Não é tarefa fácil para ninguém e é mais difícil ainda para os despreparados. Boa parte da bancada que compõe a Câmara de Vereadores de Candeias só sabe propor moção de aplauso.
Não faz ideia da função de um vereador. Os prefeitos não são administradores, acham que o dinheiro público é a fonte do tesouro deles mesmos…
Extraído do BahiaNoticia