Uma reunião realizada na Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), com o diretor-executivo, Eduardo Pessoa, os vereadores Dr. Pitagoras, Rita Loira e o representante dos estudantes, Vagner Reis, discutiu a atual situação do transporte entre Candeias e Salvador, resultado das manifestações dos estudantes universitários e de nível técnico nos meses de janeiro e fevereiro de 2015.
Por iniciativa dos estudantes e a pedido dos vereadores, a reunião, na sede da agência no CAB, em Salvador, tratou de horário, itinerário e quantidade dos ônibus, principalmente à noite, como também a qualidade dos coletivos que servem à Cidade das Luzes.
O representante dos estudantes, Vagner Reis, apresentou a extrema dificuldade para os estudantes o último horário do ônibus que deixa o terminal rodoviário de Salvador, que sai às 22h10min, quando há Faculdades que tem aulas até 22h30min. Muitos faltam à última aula para não ter que tentar a casa de um parente ou mesmo dormir na rodoviária.
Aos representantes candeenses, o diretor-executivo Eduardo Pessoa solicitou que façam um ofício apresentando a pauta de reivindicações para que ele possa conversar com as empresas o mais rapidamente possível.
Os vereadores Dr. Pitagoras e Rita Loira prometeram enviar em breve o que foi pedido e uma nova reunião entre os representantes do povo de Candeias e dos estudantes e a Agerba deve ser realizada assim que todas as providências forem adotadas.
Estudantes e trabalhadores
Candeias tem mais de mil e 200 estudantes que utilizam o transporte estudantil, muitos fazendo faculdade à noite, além de dezenas de funcionários que trabalham em Salvador e que precisam da extensão do horário até próximo ou depois das 23h para atender a demanda.
Acontece que o último ônibus com direção a Candeias sai às 21h. Outro deixa o Terminal de Salvador às 22h10min com destino a São Francisco do Conde, com passagem R$ 2,55 mais cara. Quase sempre viajando superlotado. Quem, por exemplo, trabalha no Shopping da Bahia arrisca-se a atravessar a passarela do Iguatemi às pressas para não perder coletivo.
Candeias, das 4 cidades da microrregião (Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé), é a que tem o maior numero de habitantes com aproximadamente 90 mil moradores, sendo o 20° município mais populoso da Bahia.