Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi agraciado com a Medalha do Mérito do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em uma cerimônia solene realizada hoje, 29 de fevereiro. A premiação é concedida a indivíduos e organizações que tenham prestado relevantes serviços à instituição ou que tenham atuado na defesa dos direitos fundamentais e na promoção do bem-estar social. A procuradora-geral de Justiça, Norma Rangel Cavalcanti, conduziu a solenidade, em seu último ato público antes de ceder o posto ao promotor de Justiça Pedro Maia, que assumirá a chefia do MP-BA para o biênio 2024-2026.
Em seu discurso de agradecimento, Adolfo Menezes destacou a honra de receber a homenagem do MP-BA, ressaltando o papel fundamental da instituição como guardiã da cidadania e dos direitos fundamentais. Ele enfatizou a importância do Ministério Público na defesa das minorias, da infância, da mulher, do meio ambiente e do conjunto da população menos favorecida, elogiando sua atuação em prol do Estado Democrático de Direito. “Estou muito lisonjeado pela homenagem”, afirmou o chefe do Legislativo baiano.
A Medalha do Mérito do MP-BA já foi concedida a diversas personalidades, incluindo ex-governadores, artistas, líderes religiosos, médicos e ativistas. Nomes como Roberto Santos, Jaques Wagner, Cid Teixeira, Antônio Carlos dos Santos (Vovô), Ivete Sangalo, Divaldo Franco, Ceuci Nunes e Frans Krajcberg já foram agraciados com essa distinção.