Categories: Politica

Ministro defende Novo Ensino Médio sem disputa política

Da Redação

O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que a votação do projeto que visa atualizar o Novo Ensino Médio no Congresso Nacional não deve ser utilizada como palco para disputas políticas. Segundo o ministro, é fundamental que a oposição compreenda que o projeto foi elaborado por um governo recém-inaugurado, após consultar representantes da sociedade civil por meio do Ministério da Educação.

Desde o mês de dezembro de 2023, o texto de alterações ao Ensino Médio encontra-se paralisado na Câmara devido à falta de consenso entre o governo e o relator da proposta, Mendonça Filho (União-PE).

“Diante da forte pressão exercida por alguns setores, e em virtude da responsabilidade que nos cabe, optamos por realizar uma escuta, compreender e ouvir os diferentes atores envolvidos para embasar a nossa decisão”, afirmou o ministro.

Santana ressaltou a importância de se buscar um consenso em relação ao projeto de atualização do Ensino Médio, visando sempre o melhor para a educação do país. Ele destacou que a revisão do currículo do Ensino Médio é fundamental para adequá-lo às necessidades e demandas atuais, preparando os estudantes de forma mais eficaz para os desafios do mercado de trabalho.

Além disso, o ministro salientou que a participação da sociedade civil no processo de formulação do projeto é fundamental para garantir sua legitimidade e adequação às reais necessidades dos estudantes e da sociedade como um todo.

O projeto de atualização do Novo Ensino Médio visa promover uma educação mais flexível e conectada com as demandas contemporâneas, possibilitando aos estudantes uma formação mais ampla e diversificada, que contemple não apenas o aspecto acadêmico, mas também habilidades e competências essenciais para a vida em sociedade.

Diante da importância do tema e da urgência em se promover melhorias na educação do país, é fundamental que os diversos setores envolvidos no processo estejam abertos ao diálogo e dispostos a colaborar para a construção de uma educação de qualidade e acessível a todos.

Espera-se que o impasse em relação ao projeto de atualização do Ensino Médio seja superado em breve, para que se possa avançar na implementação de mudanças que beneficiem os estudantes e a sociedade como um todo. O diálogo e a busca por consenso são fundamentais para garantir o sucesso dessa importante iniciativa.

Share

Ultimas Noticias

  • Candeias

Hospital Ouro Negro volta à gestão da Prefeitura de Candeias após encerramento de intervenção judicial

O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…

8 horas atrás
  • Candeias

Eleições Municipais de Candeias: Justiça Eleitoral Apura Denúncias de Fraude à Cota de Gênero

As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…

8 horas atrás
  • Entretenimento

Andressa Urach é internada após gravação de conteúdo com 8 parceiros simultaneamente

A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…

1 dia atrás
  • Candeias

Inscrições abertas para a Corrida das Mulheres em Candeias

Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…

1 dia atrás
  • Candeias

Candeias inicia distribuição de tickets para cestas natalinas nesta quinta-feira (21)

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…

1 dia atrás
  • Camaçari

Explosão provoca incêndio na Braskem no Polo de Camaçari

Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…

3 dias atrás