O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, realizaram uma vistoria nesta quinta-feira (7) nas instalações do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), localizado na Federação. Com 20% das obras já concluídas, o equipamento tem previsão para ser inaugurado até o final deste ano, visando ampliar os serviços de atenção à mulher no pré-natal, parto, puerpério e ao recém-nascido na cidade.
“Todo dia é dia das mulheres, mas a celebração oficial ocorre amanhã, 8 de março. Não há forma melhor de reconhecer, valorizar e empoderar as mulheres do que por meio da entrega de equipamentos que possam melhorar suas vidas. Foi assim com a Casa da Mulher Brasileira, que foi entregue a nós, e será assim com essa primeira maternidade municipal, que fornecerá todo apoio e atendimento, desde a gestação e principalmente na hora do parto”, destacou o prefeito.
Acompanhado de secretárias e gestoras de diversos órgãos da Prefeitura, Bruno Reis percorreu os pavimentos que abrigarão as instalações do hospital e discutiu detalhes do projeto com os responsáveis pela obra. A demolição necessária no edifício já foi concluída e, atualmente, encontra-se em construção o anexo do hospital.
Além disso, está em andamento a recuperação de parte da estrutura que foi prejudicada por incêndios no passado e a execução de alvenaria, instalações elétricas, hidráulicas e de gases, além da fachada.
Atualmente, 200 trabalhadores estão atuando na obra, um número que ainda deverá aumentar à medida que as intervenções avançam. O novo HMC está recebendo um investimento de R$76 milhões apenas para a construção.
“Esse hospital trará qualidade de vida para as mulheres de Salvador. Aqui teremos equipamentos de imagem, pronto atendimento para as crianças, ambulatório, salas para cirurgias específicas, hospital dia, casa de parto natural e uma estrutura humanizada de alta complexidade”, enfatizou Ana Paula Matos.
O Hospital Maternidade e da Criança terá uma área de 12 mil metros quadrados e contará com oito andares, além do térreo e subsolo. A estratégia envolveu a desapropriação do terreno e o retrofit do antigo Hospital Salvador, em março de 2023, para receber a nova estrutura, cuja construção foi iniciada no final de novembro.
O HMC terá aproximadamente 200 leitos, entre clínicos e de UTI, e também disponibilizará serviços de bioimagem, oferecendo exames de raio X digital, ultrassonografia com doppler, eletrocardiografia, cardiotocografia, eletroencefalograma, ressonância magnética, tomografia e mamografia. Um prédio anexo disponibilizará um auditório, hospital escola, administração, farmácia e almoxarifado.