No Centro de Convenções de Salvador, 250 lideranças femininas de 36 municípios baianos se reuniram nesta sexta-feira para a reunião prévia do Encontro PL Mulher. A presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, trouxe uma mensagem de protagonismo da mulher na política, enfatizando que o dia 8 de março é apenas mais um dia no calendário, enquanto as mulheres cumprem missões todos os dias.
Além de Michelle Bolsonaro, participaram do encontro as deputadas federais Roberta Roma (BA) e Amália Barros (MT), a secretária nacional do PL Mulher Joice Carvalho e a presidente do PL Mulher Salvador, Josi Flora. Durante o evento, foi destacada a importância de fazer uma política feminina, não feminista, e de contribuir com os homens, sem competir ou destruir a figura masculina.
O Programa Pátria Voluntária, coordenado por Michelle Bolsonaro durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi apresentado com dados que destacavam a importância da participação feminina na construção de políticas públicas. A primeira-dama também lamentou a paralisação da área social no Brasil e enfatizou a importância de projetos voltados para questões como a endometriose, onde as mulheres podem contribuir com suas experiências pessoais.
A deputada federal Amália Barros, presidente do PL do Mato Grosso e vice-presidente do PL Mulher, compartilhou sua trajetória política até a aprovação da Lei que leva seu nome, que reconhece as pessoas com visão monocular como portadoras de deficiência sensorial visual. Apesar de ter sido proposta por um senador petista, Amália Barros destacou a importância de aprovar projetos que sejam benéficos para o Brasil, independentemente da sigla partidária.
A secretária nacional do PL Mulher, Joice Carvalho, ressaltou a disponibilidade de cursos de capacitação no site do partido e explicou os objetivos da organização. A reformulação do PL Mulher visou incentivar as mulheres a ingressar na política, não com o objetivo de poder, mas em defesa dos valores defendidos pelo partido.
No sábado, às 10 horas, o Encontro PL Mulher será aberto ao público no mesmo local em que ocorreu a reunião prévia. O evento busca estimular a participação feminina na política e destacar as potencialidades das mulheres, inspirando-as a assumir um papel de destaque na construção de um futuro mais igualitário e representativo para todos.