O presidente russo Vladimir Putin foi eleito para um novo mandato, de acordo com os primeiros resultados divulgados. Putin venceu com 87,97% dos votos, resultados quase idênticos aos da boca de urna.
De acordo com a imprensa internacional, ao meio-dia em Moscou, última hora do pleito, os russos formaram filas nas seções eleitorais, aparentemente respondendo ao chamado feito pelo líder opositor Alexei Navalni antes de sua morte, conhecido como “meio-dia contra Putin”.
A Associated Press afirmou que não foi possível confirmar se os eleitores mostrados em fila nos locais de votação em vídeos e fotos divulgados pelos associados de Navalni atenderam ao chamado de protesto ou apenas refletiram um forte comparecimento dos eleitores. No entanto, alguns russos esperando para votar em Moscou e São Petersburgo informaram à agência de notícias que estavam participando da manifestação.
A ONG que monitora os direitos políticos na Rússia, OVD-Info, registrou pelo menos 74 prisões em 17 cidades do país nesta reta final das eleições. Muitas dessas prisões estariam ligadas ao protesto.
As eleições presidenciais na Rússia foram marcadas por uma alta participação dos eleitores, que compareceram em massa às seções eleitorais. Os primeiros resultados apontam para uma vitória esmagadora de Vladimir Putin, que garantiu seu novo mandato com quase 88% dos votos.
O chamado feito por Alexei Navalni, líder opositor falecido, para um protesto ao meio-dia contra Putin parece ter mobilizado parte dos eleitores, que formaram filas e aguardaram pacientemente para exercer seu direito ao voto. A imprensa internacional acompanhou de perto esses acontecimentos, registrando o clima de tensão e expectativa nas principais cidades russas.
Apesar da aparente mobilização dos eleitores, a incerteza persiste quanto à verdadeira adesão ao protesto convocado por Navalni. A Associated Press não conseguiu confirmar se as filas nas seções eleitorais eram uma resposta direta ao chamado de protesto ou apenas um reflexo do alto comparecimento dos eleitores.
Por outro lado, a ONG OVD-Info relatou diversas prisões em diferentes cidades russas, totalizando pelo menos 74 detenções. Muitas dessas prisões estariam relacionadas ao protesto contra o governo, demonstrando a tensão política que marcou as eleições no país.
O resultado final das eleições confirma a liderança de Vladimir Putin na Rússia, garantindo-lhe mais um mandato como presidente. A alta porcentagem de votos a seu favor reflete a popularidade do líder russo, mas também evidencia a polarização política no país.
Diante dos acontecimentos durante o pleito, a sociedade russa se vê dividida entre o apoio a Putin e o desejo por mudanças representado pelo movimento liderado por Navalni. A incerteza quanto ao futuro político da Rússia permanece, enquanto os eleitores aguardam os desdobramentos após a reeleição de Vladimir Putin.
O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…
As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…
A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…
Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…
Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…